Documentário sobre a "Mesopotâmia: O Jardim de Babel" que nos mostra a história, o costume e a cultura dos povos antigos que teriam nos deixado muitos conhecimentos, essinamentos que ficariam marcados para sempre nas civilizaões que viriam a existir depois.
Muito do que aprendemos e temos conhecido viriam deles.
A palavra Mesopotâmia (que deriva do grego
Μεσοποταμία:
μεσο/meso, meio, e
ποταμός/potamós, rio, ou seja "
terra entre dois rios"), é conhecida por ser o lar que deu surgimento as primeiras civilizações moderna. Nesta região surgiriam tantos povos (como os sumérios, acádios, guti, amoritas, elamitas, Arameus, cassitas, hurritas e hititas) com culturas diversificadas que marcaram a nossa história. Eles também ergueram diversas nações: suméria, acádia, elam, assíria, mitanni e o império hitita) que contribuíram levando o conhecimento para o nosso mundo atual.
A região também é conhecida como o "Berço da civilização", um lugar mágico, brilhante e tão fascinante que deu origem a diversos povos e nações ao longo da história. Havendo um lugar tão mencionando nas escrituras bíblicas o chamado "Jardim do Éden" ou E.din "Lar dos justos" para os íntimos, e que estaria situado neste exato local. E foi ai, onde teriam vívedo os dois primeiros seres civilizados, sob os olhos do tal deus. Eles seriam a base geradora de filhos e decendentes que formariam a futura humanidade.
Descrição do vídeo: A Conquista de Dois Rios. Mesopotâmia, ou o país entre dois rios, é a mais antiga civilização a ter florescido na confluência de dois rios: o Tigre e o Eufrates. Os mesopotâmicos incluindos vários povos, os sumérios, os babilônios, os acádios, que coexistiram e se sucederam, mixados e inter-relacionados em um Oriente Médio com uma grande variedade de facetas racial.
Esses povos diferentes, que viveram uma vez ao longo das margens dos dois rios, deixaram para tras um património arqueológico de valor inestimável. Como é que eles florescem em um ambiente tão hostil? Onde é que sua riqueza vem? E como é que esta civilização perfeitamente estruturada finalmente desapareceu? E desapareceu para sempre?
Por quase cinco mil anos as areias escaldantes do deserto iraquiano guardaram relíquias da mais antiga civilização conhecida; os Sumérios. Nosso mundo deve tudo aos Sumérios.
Eles inventaram a escrita e a roda, dividiram o tempo em minutos e segundos. Eles domaram a natureza e construiram cidades gigantescas. Eles amavam a cultura e as artes. Suas caravanas cruzavam o deserto, abrindo as primeiras rotas comerciais. Suas histórias inspiraram nossos mitos primordiais e sua memória vive no Antigo Testamento.
Eles escreveram a história das dores do parto da humanidade. Ainda assim há quatro mil anos essa brilhante civilização desapareceu. Por um longo tempo até a sua existência nos era desconhecida mas hoje as areias do deserto estão revelando alguns dos segredos dessa civilização fascinante - Por
Documentarios vários.
Não está dublado: ativar o modo de legenda, optando pelo português.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!