03/04/2013

Prometheus - Teorias

As condições para tentar unir as peças, e montar um verdadeiro significado sobre o filme Prometheus, para ser compriendido então, dever ser visto e revisto muitas vezes, nos levando até quase "num estado de loucura" por querer decifra-lo.


Esta matéria do site drunkwookieblog, através do autor tenta unir os “pontos-chaves” para enfim decifrar as teorias do qual a “mega produção” soube criar, assim negando o verdadeiro significado para o qual foi feita, falar e mostra nas telas...

Sinopse: Uma equipe de exploradores descobre novos indícios sobre as origens da humanidade na Terra, levando-os a uma odisseia impressionante pelas partes mais sombrias do universo.

Opnião sobre o filme...

Eram os Deuses Astronautas?
O filme não havia me despertado tanto interesse até o lançamento. Soube por intermédio de amigos que o filme era um prelúdio do Alien. Depois dessa informação fiquei interessado e fui assitir. Pesquisei pouca coisa antes de assisti-lo, mas li algo que realmente me intrigou e suplantou a euforia de ser “Prelúdio do Alien”.

Li que o filme tinha uma parcela de “Eram os Deuses Astronautas?” de Erich VonDaniken. Aí sim, eu fiquei muito mais intrigado. (fica a dica para lerem este livro… é uma obra prima, sobre teorias sobre nossa origem).

Prometheus - Visualização falante...

Um filme que valeu a pena ver em 3D
Assisti o filme em 3D, em uma sala XD (som eXtreme digital audio). As imagens iniciais são perfeitas e o som é espetacular. Nesse quesito o filme é um primor audiovisual.

Interpretação dos personagens...

Eu citarei apenas dois personagens que tiveram uma interpretação marcante.


David (Fenomenal) Aliás esse ator é foda demais

  • Em “300” só não conseguiu roubar a cena de Leônidas,
  • Em First Class, só ele atuou! Era Magneto e uns caras lá.
  • (Por que levantar a sobrancelha não faz de ninguém o Professor Xavier),
  • Em Bastardos Inglórios, conseguiu destaque;

Elisabeth Shaw...

Noomi Rapace
Inicialmente achei que ela não se destacaria mas me surpreendi.

Outras interpretações e diálogos...

O filme tem chavões “no meu quarto em 5 minutos” (contribuição de uma amiga do twitter), interpretações rasas, e peloamordedeus o Guy Pearce. Esse cara é ruim em qualquer papel que ele faz, até quando não dá pra saber que é ele.

 Charlize Theron

O filme me deixou intrigado sobre a premissa “desvendar a origem do ser humano”. Nesse aspecto o filme atinge o objetivo de forma magistral, e mais pra frente nas minhas teorias vocês entenderão o porquê.

Só que o filme, como me disseram, se vendeu como um Prelúdio de Alien, e…bem…, nesse quesito sinto que deixou os fãs do alienígena, carentes. Ainda assim, a forma como o Alien surgiu, as evoluções pelas quais seu DNA passaram, foram espetaculares, e faz com que entendamos o porquê que dessa criatura ser tão fantástica e mortal.

Bom.. não contarei o filme todo, pois a minha intenção não é essa, mas sim discutir teorias que surgiram na minha cabeça ao terminar de ver o filme. Logo, se você não assistiu o filme ainda, não prossiga… haverá spoilers. Agora vamos as minhas teorias sobre Prometheus…

Sobre a criação da vida nos planetas e sobre os Engenheiros...

Cena do ritual do "engenheiro" na Exuberante Cachoeira
Os Engenheiros eram criaturas superiores que mapeavam as galáxias buscando planetas onde seria possível criar vida. Até acho que eles conseguiam criar vida em qualquer planeta que desejassem pois tinham tecnologia para tanto.

Eles viajavam até os planetas escolhidos, “despejavam” a matéria primordial (que eram cultivadas naqueles jarros na sala da Grande Cabeça e da Pedra Verde), e o ecossistema (com a ajuda de alguns bilhões de anos criavam raças inteiras). No início do filme vemos um Engenheiro prestes a dar vida a um planeta inteiro. Tudo leva a crer que seria uma espécie de ritual deles para o início da vida no planeta desejado. Ao menos foi o que eu pensei inicialmente. Mais a frente falarei sobre esse “sacrifício”.

Voltando ao fato inicial, onde parto do pressuposto de que os Engenheiros são os responsáveis pela criação da vida nas galáxias, e se levarmos em consideração que esse filme explicou a origem da vida humana e a origem do alien, poderíamos supor (e somente supor) que os Engenheiros são responsáveis por toda vida alienígena que conhecemos. Toda a vida alienígena que conhecemos nos livros e no cinema. Minha mente viajou e já imaginei que eles foram responsáveis pela criação dos Wookie, Klingons, Predadores, Ewoks, E.T de Spilberg, Vulcans, etc.

Uma cena excluída que daria uma
profundidade maior na história

Essa imagem acima eu encontrei em um site onde falava das cenas excluídas que farão parte do box especial de Prometheus. Aqui podemos perceber que o engenheiro inicial não estava sozinho. Sua atitude foi planejada em grupo? Talvez.

A Criação da Terra

Olha nossa Terra aí…
Um Engenheiro,  logo na primeira cena bebeu a matéria primordial, teve seu corpo destruído se desfazendo e caindo em uma espetacular cachoeira. Vimos que a matéria se mesclou ao seu DNA.

Acredito que o papel do Engenheiro era era apenas despejar a matéria primordial para dar início a criação da vida naquele planeta. Talvez movido pela curiosidade, ou com o intuito de fazer uma experiência, ou um ato de rebeldia, ou quem sabe, algum dissidente dos Engenheiros que queria parar seu próprio povo (um povo arrogante e prepotente que se sentiam deuses) misturou seu próprio DNA com a matéria primordial, criando assim, nós os humanos.

Então, foi assim que nascemos. “A imagem e Semelhança de Deus”. Uma raça com inteligência e raciocínio superior as outras criaturas do planeta. Com o advento de novas imagens na internet, mostrando cenas excluídas, altero minha teoria e passo a supor que não foi um único dissidente e sim um grupo descontente com o rumo que seus semelhantes estavam tomando. Uma raça híbrida com um intelecto superior poderia, quem sabe, questionar as intenções dos Engenheiros um dia, dando fim aos “mandos e desmandos” da raça de Deuses.

Esses seríamos nós?
Milhões anos se passam, o planeta Terra se forma, nós evoluímos, saímos das cavernas, construímos pirâmides, templos, aviões, edifícios, armas e logo chegamos à Lua, Marte e ainda mais.

E em um certo momento uma  equipe de exploradores descobre pistas espalhadas pelos planeta de que há vida em outro planeta, e talvez encontraram pistas sobre a origem da humanidade na Terra. E é ai que a nave Prometheus segue, rumo a uma jornada para um inóspito e distante canto do universo… O filme está cheio de referências à antigos locais na Terra.

Os símbolos, que descobriu-se ser um mapa,  deu origem à expedição. esses símbolos são aqueles gravados em várias culturas da Terra, confrome mostrou-se no início do filme. Não colocarei aqui as evidências mais óbivias, pois o próprio filme mostrou explicitamente. Abordarei um detalhe interessante, que passa desapercebido por qualquer um, e após pesquisas descobri do que se tratava. O momento onde David ativa a nave alienígena, com o som de uma “flauta”. e eu pensei: O robô do nada tocou as notas certas e ativou a máquina? Na verdade não. A música tocada tem um porquê.

A música que ele toca não são apenas notas deliberadas. Na verdade ele toca o “Hino Hurrita nº 06”, ou “Hino Hurriano nº 06”. Essa canção é o registro musical mais antigo da Humanidade. Encontrada em Ugarit, uma cidade antiga da Mesopotâmia, o berço da civilização. Os Hirritas, o povo que fez tal registro, são até citados na Bíblia. O registro musical data de 1.450 a.C, ou seja,  mais de 3.000 anos atrás. Aqui temos a contribuição visível de Lindelo f. Em Lost já podíamos ver algumas referências com antigas civilizações.

A nave ativou-se ao som do Hino Hurrita nº 06

Bem poético não? ativar uma nave alienígena com uma música criada pela primeira civilização de que se tem notícias. Entendo como mais uma pista dos roteiristas para ligar os Engenheiros com a nossa criação. Mais uma vez ser torna impossível não ligar o filme ao livro de Erich VonDaniken.

A Matéria Primordial

Sobre a teoria da matéria-prima eu achei algumas peculiaridades. Entendo que ela age de uma forma diferente em cada local que tem contato. E cada matéria é diferente. Tem um conjunto peculiar de DNA.

E porquê eu acho isso? Se prestarmos atenção em cada momento onde há interação com a matéria citada perceberemos…

Quando a matéria entrou em contato com um Engenheiro ela o destruiu e reestruturou o DNA do alienígena.

Quando a matéria vazou dentro da “câmara dos frascos, onde havia a cabeça gigante e a pedra verde ela caiu diretamente em seres vivos, aquelas larvas brancas. Após a exposição as larvas se tornaram minhocas superdesenvolvidas;


Quando a “matéria primordial” entrou em contato com o geólogo (um ser humano) vimos que ele se transformou em uma criatura bizarra.


Assim entendo que o modo como a matéria entra em contato com o corpo, e dependendo do corpo, ela toma proporções diferentes. Cada criatura tem uma carga genética diferente, e a mistura cria “seres” diferentes.

No caso do Holloway o contato é via ingestão, e após há uma transmissão via ato sexual… falarei mais abaixo…

O motivo dos Deuses quererem destruir a Terra: saliento qeu são tantas minhas, e gostaria muito de debater outras teorias.

Por termos sido criados à imagem e semelhança dos Deuses, talvez isso os incomodou. Temos que considerar que a atitude rebelde de um dos seus (ou de um grupo dos seus, se levarmos em consideração as cenas excluídas de Prometheus ), não poderia ser permitida. Assim os Engenheiros decidiram destruir a Terra e nos dizimar.

Uma raça cujo DNA estava misturado com uma parcela “divina” e com um intelecto de certa forma superior deve ter desagradado os deuses. E quando se deram conta da ação do Engenheiro do início do filme, tentaram alcançar a Terra para nos eliminar. No filme podemos ver que a Terra era o próximo destino dos Engenheiros.

E só não conseguiram levar seu intento até o fim por que algo acabou com eles. (Restando apenas um sobrevivente). A única coisa que não consegui enxergar, foi o porquê de aquele Engenheiro morrer decapitado na nave. Do quê ele fugia?

Criação do Alien

Chegamos em um momento onde alguns fãs não gostaram e outros adoraram. Eu achei que a criação do Alien teve uma carta poética maravilhosa. E não poderia ser diferente, que a criatura mais mortal dos cinemas tivesse uma  origem fraca. Mas tudo começou pelas mãos de um ser, criado pelos humanos (o robô David), e uma simples gota.

Uma simples gota
O androide, impulsionado pela curiosidade ou quem sabe sob orientação do financiador da expedição (Peter Weyland), de deu inicio a criação do Alien quando colocou no copo de Holloway a matéria-prima de um tubo aleatório subtraído da nave alienígena. Cabe ressaltar aqui que o androide fez uma pergunta à Holloway.
  • “Até onde ele iria para encontrar as respostas”- indaga o Androide David.
  • “Eu faria de tudo” responde Holloway.
Se o androide tinha alguma programação sobre ética, a resposta de Holloway deu margem para a que David ignorasse tal protocolo.

A pequena parcela da matéria-prima entrou em um organismo vivo diretamente, por ingestão. Foi diferente de como aconteceu na Terra, um planeta sem vida, que estava se formando.

Acho que isso deve ser levado em consideração. Por que? Por que, sendo ingerido acho que a evolução foi mais rápida. Uma evolução bem mais rápida, pois a matéria entrou em contato com um organismo já vivo. Igual vimos quando a “matéria primordial” banhou os vermes da Câmara. No corpo de Holloway ele evoluiu, foi passado para a Elizabeth Shaw quando fizeram sexo. Mais uma evolução. Um salto genético absurdo.

A criatura foi extirpada dela, (numa cena grotesca, e apelativa na minha opinião, mas que não era de se esperar nada mais brando). Bom… aqui já percebemos que o DNA de uma criatura “X”, guardada em um tubo iniciou sua evolução quando entrou no corpo de um ser humano. Depois passou para outro ser humano, replicando todo nosso código genético. Olha que muito foda isso, a criatura que será o Alien tem nossa carga genética. Só por isso eu já daria nota 10 pela origem do Alien. Só que Ridley Scott não pára por ai… e Fico feliz por isso.

No ápice do filme, a criatura já amadurecida e totalmente formada, um espécie por si só forte e aparentemente mortal, ataca um Engenheiro. Ou seja, a criatura atacou um dos deuses, depositou um ovo nele. um ovo cheio de sua carga genética (já deviamente misturada com DNA humano).

A fusão entre um deus e uma criatura grotesca
E é aqui que a beleza do filme se completa, e é aqui que o filme cativou um fã incondicional.

  • De dentro de um Deus sai um produto final… Uma criatura final, em termos de evolução.
  • Criatura/Humano/Deus.
  • Assim nasce a criatura mais maravilhosa do cinema.
  • E tudo isso criado por um robô, que por sua vez, foi criado pelo homem.
  • Um evento memorável.

Conclusão

Alien… a fusão de uma criatura, homem e deus.

Como um filme que pretende desvendar (ou confunde ainda mais) a verdadeira origem dos seres humanos e da vida no espaço, ele acerta e faz bonito. Como um filme que se vendeu como “Prelúdio de Alien” talvez não tenha atingido as expectativas dos fãs, e eu entendo isso. A interpretação e os diálogos da maioria se mostraram fracos num contexto geral. A morte de Holloway foi jogada goela abaixo, a “cesárea forçada” desconexa. Enfim, um filme digno de “Eram Deuses os Astronautas?”, com uma pitada H. P. Lovecraft, um filme digno sobre a origem das raças alienígenas como um todo.

Um Prelúdio de Alien? não… talvez um teaser.

O filme em BD e DVD já foi lançado…e você pode comprar na promoção da Livraria Cultura, agora mesmo. Prometheus - Edição de Colecionador para comprar clique aqui.

Se caso quiser é só Comprar
BD Prometheus - Compre!

Para comprar é so clicar aqui... Abaixo segue um link com um trailer com cenas excluídas.
Tais cenas servirão para reacender o debate sobre o filme, e provavelmente voltarei aqui para rever alguns pontos.

Veja:




E pelo que li e percebi no final do filme, haverá uma continuação. Preciso saber a verdade sobre os Engenheiros…e espero que Ridley Scott não demore anos-luz para matar minha ansiedade. Espero que tenham gostado e entendido onde quis chegar e quais elementos no filme me levaram a essas conclusões. E ai, alguém tem alguma teoria diferente? Acham que cheguei perto com o palpite? errei feio? Comentem, elogiem, xinguem… não percam a oportunidade…

Antes gostaria de deixar aqui o que David disse para o Engenheiro. A pergunta deixou o alienígena furioso. “Esse homem está aqui porque ele não quer morrer. Ele acredita que você pode lhe dar mais vida”. No entanto, a conversa original não acabou aí. teremos que ver os extras para ver o diálogo completo.

“aqui me tens e homens farei segundo minha própria
imagem: homens que logo serão meus iguais que irão
padecer e chorar, gozar e sofrer e, mesmo que sejam
parias, não se renderão a ti como eu fiz”Goethe
– Poema “Prometheus” de 1774.

Clique nos link para ler mais sobre o filme:

  1. Prometheus (“As Respostas Para Todas As Perguntas Que Você Tem”)
  2. Prometheus - Quem São Os Engenheiros do Filme?
  3. Entre Prometheus, Jesus e Os Anunnaki 
  4. Prometheus (Cenas Deletadas)

Um comentário:

  1. Na verdade nao foi a criação do Alien naquele momento porque nas paredes daquele templo tem a imagem de uma rainha,como tratado nos filmes Alien. Entao ja existiam outros antes,inclusive poderia ser a resposta pra quem matou os engenheiros. O filme é bom mas é muito mal feito, as pessoas que foram mandadas nessa missão são muito idiotas, tem atitudes muito diferentes dos "mineradores" do primeiro Alien de 1979 do mesmo diretor, que é bem mais realístico neste ponto.

    ResponderExcluir

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...