23/10/2013

Astrofotógrafo Registra Em Detalhes Os Objetos de Céu Profundo

O artigo publicado no site apolo11.com, em postagem falando das imagens do espaço profundo feitas pelo astrofotografo Delberson Tiago de Souza, que as capturou de regiões distantes. Do que o universo pode nos propocionar nesta imensidão.

Veja:

A beleza de uma astrofotografia não se resume ao número de estrelas ou à intensidade de suas cores, pois a quantidade de informação inserida em cada pixel constituinte é inimaginável, tornando-a tão rica quanto bela. Através das mais variadas análises é possível extrair dados que nos revelam os segredos do Universo contribuindo para o avanço da jornada humana em direção ao desbravamento do cosmos.

Uma pequena fração do céu, ao ser registrado por uma câmera, é capaz de revelar distintos objetos invisíveis ao olho humano. Alguns deles estão localizados em regiões tão distantes de nós que a própria mente humana sofre dificuldades em mensurar a distância, pois é algo que está muito além dos limites conhecidos em nosso cotidiano.

Apenas uma mente aguçada é capaz de romper as barreiras infligidas pelas limitações evolutivas da nossa espécie, sendo hábil o suficiente para imaginar novos mundos e um espaço com dimensões infinitas.

Céu Profundo

A imagem acima nos mostra uma região entre os limites das constelações de Escorpião, Sagitário e Ofiúco. É uma área rica em objetos muito distantes conhecidos pelos astrônomos como Objetos de Céu Profundo, ou Deep Sky Objects - DSO. Tais corpos são assim chamados por estarem fora do Sistema Solar e são aquilo que há de mais distante observado pelo homem. Entre os DSOs estão as nebulosas, aglomerados, estrelas binárias, galáxias, pulsares etc.

Em especial, a cena nos revela uma das regiões mais belas do céu: o centro da Via Láctea, a nossa própria galáxia.


Devido aos braços formados por nuvens de poeira interestelar extremamente densas, que bloqueiam a luz dos objetos que se encontram atrás deles, não é possível ver diretamente o núcleo da galáxia. O que vemos é apenas a silhueta destas nuvens contra um plano de fundo iluminado. Tais silhuetas são conhecidas como Nebulosas Escuras.

Constelações


Na imagem seguinte apresentamos a mesma foto, mas com as constelações identificadas através das linhas brancas que conectam as estrelas mais brilhantes de cada constelação e que formam a figura responsável pelo seu nome.

Através de círculos brancos, marcamos alguns objetos de céu profundo que estão classificados nos três catálogos astronômicos mais conhecidos: o famoso Catálogo Messier ou M, que é o catálogo mais popular e possui 110 objetos, o NGC (New General Catalog), um dos catálogos mais extensos com quase 8 mil objetos e o IC (Index Catalog), que possui mais de 5 mil objetos descobertos após o fechamento do catálogo NGC em 1888.

Na cena foram marcados os seguintes objetos de céu profundo: M4, M7, M8, M20, NGC 6281, NGC 6334, NGC 6357, NGC 6383, IC 4604 e IC 4628 e cada um deles mereceria um artigo inteiro sobre as suas propriedades e particularidades. A região inferior central com brilho amarelo é o centro da Via Láctea. Lá se encontram os objetos mais massivos e numerosos da galáxia, tornando-a a região mais densa e brilhante.

Aglomerados e Nebulosas

Ao focarmos em determinadas áreas específicas é possível observar os detalhes de nebulosas, aglomerados, galáxias, entre outros objetos, que são regiões ricas em gás e poeira interestelar. Ali, novas estrelas estão nascendo ou morrendo dando origem a pulsares, buracos negros e até novos mundos.

Na imagem acima selecionamos três regiões bastante interessantes, mas com um pouco mais de ampliação e detalhes.

Na região superior central temos a famosa Antares, estrela gigante vermelha situada a 550 anos-luz de distância. No mesmo enquadramento vemos o aglomerado globular M4, a 7200 anos-luz de nós e o complexo de nuvens na estrela Rho Ophiuchi, a 394 anos-luz de distância.

Na parte inferior esquerda da imagem vemos o objeto Messier 8 (M8), também chamado de Nebulosa da Lagoa, localizado a 4100 anos-luz da Terra. Vemos também a Nebulosa Trífida, ou Messier 20, localizado a 5200 anos-luz de distância.

Na região central se destaca o objeto NGC 6334, ou Nebulosa Pata do Gato, situado a 5500 anos-luz de distância e também NGC 6357, a Nebulosa War and Peace, a 8 mil anos-luz de do nosso planeta.

Fazendo Astrofotografia

Diferente das fotos convencionais em que basta olhar e clicar, imagens do céu profundo requerem técnicas especiais de acompanhamento e exposição. Enquanto uma foto comum precisa entre 1/100 ou 1/500 segundos para ser feita, uma imagem astronômica requer muitas vezes esse tempo. Para se ter uma ideia, para registrar a cena mostrada neste artigo foram necessários cerca de 35 minutos de exposição.

Tal diferença se deve ao fato de que os objetos celestes estão muito distantes e a sua luz chega até nós de maneira muito tênue, por isso fazemos exposições tão longas para conseguirmos registrar o objeto de interesse.

Além disso, devido ao movimento de rotação da Terra os objetos se movimentam no céu. Assim, um sistema de acompanhamento de alta precisão precisa ser empregado para evitar o surgimento das trilhas deixadas pela luz das estrelas.

O Universo é assim, cheio de tesouros em cada pedacinho do aparente vazio. Cabe a nós, seres em plena evolução, nos esforçarmos para entendê-lo e a partir de cada fragmento encontrado, montar esse imenso quebra-cabeça e descobrir as nossas próprias origens.

Fotos: A imagem principal mostra uma região entre os limites das constelações de Escorpião, Sagitário e Ofiúco. É uma área rica em objetos muito distantes conhecidos pelos astrônomos como Objetos de Céu Profundo, ou Deep Sky Objects - DSO. A cena foi registrada pelo autor do artigo. Créditos: Delberson Tiago de Souza, Apolo11.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...