16/12/2013

Colapso do Universo Pode Estar Mais Próximo

Por que o universo pode estar prestes a entrar em colapso total, tudo pode se resumir numa minúscula esfera - fazendo jus a teoria do “big bang” que supostamente teria se originado de uma explosão, num espaço equivalente a uma cabeça de alfinete.

O que é uma teoria bem diferente da “grande explosão” que tenha iniciado o universo. Pois o Big Crunch sendo um grande colapso”, é uma teoria segundo a qual o universo começará no futuro a contrair-se, devido à atração gravitacional, até entrar em colapso sobre si mesmo. Essa teoria suscita um mistério ainda maior de se analisar do que o Big Bang - wikipedia.

Veja:

Novos cálculos feitos por físicos da Universidade do Sul da Dinamarca mostram que a chance de o Universo entrar em colapso, tornando-se uma pequena bola dura e aquecida, está mais próxima do que sugerem estudos anteriores. “Mais cedo ou mais tarde”, talvez amanhã ou em um bilhão de anos, dizem os pesquisadores, deve haver uma mudança radical nas forças do Universo, de modo que cada pequena partícula se torne extremamente pesada.

Tudo - cada grão de areia na Terra, todos os planetas do sistema solar e todas as galáxias - se tornarão milhões de bilhões de vezes mais pesados do que são agora, o que terá consequências desastrosas: o novo peso do Universo e de tudo o que nele existe vai espremer todo o material em uma pequena super bola quente e super pesada. E o Universo, como o conhecemos, deixará de existir.

Esse processo violento representa uma transição de fase muito semelhante ao que ocorre quando, por exemplo, a água se transforma em vapor ou um ímã é aquecido e perde suas propriedades magnéticas. A transição de fase no Universo acontecerá se uma espécie de bolha for criada, na qual a partícula de Higgs atinge um valor diferente em relação ao resto do Universo.

Se esse novo valor resultar em menor energia, e se a bolha for suficientemente grande, ela vai se expandir na velocidade da luz em todas as direções. Todas as partículas elementares dentro da bolha vão atingir uma quantidade de massa muito mais pesada do que se estivessem fora da bolha. Assim, eles serão puxado juntos e formarão centros supermassivo.

Muitas teorias e cálculos preveem como acontece uma fase de transição, mas têm havido algumas incertezas nos cálculos anteriores. Agora realizamos cálculos mais precisos, e observamos duas coisas: sim, o Universo provavelmente entrará em colapso. E esse colapso é mesmo mais provável do que os cálculos previam”, afirma Jens Frederik Colding Krog, estudante de doutorado no Centro de Cosmologia e Física de Partículas Fenomenologia, na Universidade do Sul da Dinamarca.

A transição de fase vai começar em algum lugar no Universo, e a propagação vai ocorrer de lá. Talvez o colapso já tenha começado em algum ponto, e, agora, esteja avançando para o resto do Universo. Talvez um colapso esteja começando aqui, agora, ou talvez possa começar bem longe daqui, em um bilhão de anos. Não sabemos”, prossegue..

Fórmulas em conjunto

Mais especificamente, os pesquisadores analisaram três das principais equações que fundamentam a previsão de uma mudança de fase. Elas se relacionam com as chamadas funções beta, que determinam a força da interação entre, por exemplo, as partículas de luz e elétrons, bem como o bóson de Higgs e os quarks.

Até então, os físicos vinham trabalhado em uma equação de cada vez, mas agora os pesquisadores da Dinamarca mostram que as três equações realmente podem ser trabalhadas em conjunto, e que interagem umas com as outras. Ao aplicar todas elas juntas, os físicos conseguiram prever que a probabilidade de um colapso, como um resultado de uma mudança de fase, é ainda maior do que quando apenas uma das equações eram consideradas.

A teoria da transição de fase não é a única que prevê um colapso do Universo. Também há a chamada teoria do Big Crunch, que baseia-se no Big Bang, que deu origem ao Universo. Após o Big Bang, todo o material foi ejetado para o Universo a partir de uma área pequena, e esta expansão ainda está acontecendo. Em algum ponto, no entanto, a expansão vai parar e todo o material novamente começará a se atrair. Até que, finalmente, vai se fundir em uma pequena área de novo: o Big Crunch.

Pode acontecer, mas também não podee

A última pesquisa mostra que a expansão do Universo está se acelerando, portanto, não há razão para esperar um colapso a partir de observações cosmológicas. Assim, ele provavelmente não vai ser um Big Crunch, que faria com que o Universo entrasse em colapso”, afirma Jens Frederik Colding Krog.

Embora os novos cálculos prevejam que um colapso agora é mais provável do que nunca, também é possível que ele nem ocorra. É que o pré-requisito que prevê a mudança de fase se baseia nas partículas conhecidas e elementares que compõem o Universo, incluindo a partícula Higgs. Se o Universo também contém partículas que ainda são desconhecidas, toda a base para a previsão de mudança de fase simplesmente desaparece.

Então, o colapso será cancelado”, diz Jens Frederik. Nos últimos anos, a busca por novas partículas tem sido intensa. Apenas alguns anos atrás, a partícula de Higgs foi descoberta, e todo um campo de pesquisa conhecida como física de alta energia está envolvida na procura de mais partículas novas. Os físicos que trabalharam na nova previsão estão convencidos de que a partícula de Higgs não é uma partícula elementar, mas composta de partículas ainda menores chamadas téc-quarks.

Além disso, a teoria da super-simetria prevê a existência de partículas ainda desconhecidas, existindo em algum lugar do Universo como parceiras de todas as partículas existentes. De acordo com esta teoria, haverá um selectron para o elétron, um fotino para o fóton e assim sucessivamente.

Leia mais sobre: onde estudo diz que o universo pode colapsar a qualquer momento: http://misteriosdomundo.com/estudo-diz-que-o-universo-pode-colapsar-qualquer-momento#ixzz2nc2I3YMz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...