Não perca este documentário da bbc, com um hora e meia de duração. Ele nos leva num passeio com informações ricas sobre as estrelas gigantes vermelhas, anãs brancas, pulsares, buracos negros, nebulosas, supernovas e estrelas de nêutrons.
As sete idades da Luz Das Estelar |
Desta forma percebemos que descobrindo a história da evolução estelar traçamos a própria evolução do Universo - desde o Big Bang até o possível ‘apagar’ do brilho da última estrela que consumirá todo o seu combustível nuclear, deixando tudo em uma repleta escuridão (em eons).
Uma surpresa é ver como as pesquisas realizadas por Scott Sandford, podem revelar uma ligação entusiasmante entre as nebulosas e a evolução-formação de compostos orgânicos em ambientes astrofísicos. Mais uma pista para revelar que somos poeira de estrelas - ou restos nucleares. texto extraído para complementar do http://docsmvm.blogspot.com.br sobre BBC - As Sete idades da Luz Estelar.
Sinopse: Esta é a história épica das estrelas, e de como descobrir sua história tem transformou nossa compreensão sobre o universo.
BBC - Seven Ages of Starlight |
Certa vez, acreditamos que o sol e as estrelas eram deuses e gigantes. Agora sabemos que, de certo modo, nossos instintos estavam certos. Todas as estrelas têm suas próprias características, histórias e papel no cosmos. Mais do que isso, e não menos importante, elas desempenharam uma parte vital na criação de todos nós.
Há estrelas antigas - as gigantes vermelhas, capazes de devorar planetas em suas órbitas; mortes explosivas - supernovas - que criam os blocos de construção da vida; e buracos negros, as lápides mais misteriosas construções estelares. E, é claro, as estrelas em seu ápice (auge), como o nosso próprio sol.
Levando os astrônomos a revelar "como o drama mais grandioso nesta noite, acima de nossas cabeças".
"É imperdível", "incrível" e "uma dos mais rico e informativo programas de ciência que eu já vi" The Times...
Assista - esta em inglês, mas com legenda em português:
Fonte do vídeo: Rone Firmino
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!