Páginas

24/07/2013

Arqueólogos Descobrem Objeto de 1,4 milhão de Anos na Espanha

A Serra de Atapuerca é um pequeno conjunto montanhoso situado ao norte de ”Ibeas de Juarros”, na província de Burgos, que se estende desde o noroeste a sudeste, entre os sistemas montanhosos da ”Cordilheira Cantábrica” e do Sistema Ibérico.

Objeto de sílex seria o mais
antigo da Europa Foto: AFP
O sítio foi declarado espaço de interesse natural, bem de interesse cultural e Patrimônio da Humanidade como consequência dos excecionais achados arqueológicos e paleontológicos que se situam em seu interior, entre os quais se destacam os testemunhos fósseis de, ao menos, quatro espécies distintas de hominídeos: Homo sp. da Sima del Elefante, Homo antecessor, Homo heidelbergensis e Homo sapiens.

Foi exatamente neste local que os arqueólogos fizeram a descoberta (notícia abaixo) deste artefato de mais de 1.4 milhão de anos, que se trata de “Sílex“ que é uma rocha sedimentar silicatada, constituída de quartzo criptocristalino, muito dura e com densidade elevada.

Apresenta-se geralmente compacta, de cor cinzenta, negra e outras. Com fratura conchoidal. Ocorre sob a forma de nódulos ou massas em formações de giz ou calcário. Pode apresentar impurezas várias como argilas, carbonato, silte, pirita e matéria orgânica - wikipedia.

Acesse, a página de um grupo de investigação de Atapuerca:  http://www.atapuerca.tv/

Veja:

Os arqueólogos que trabalham no sítio pré-histórico de Atapuerca, norte da Espanha, anunciaram nesta quarta-feira a descoberta de um sílex de 1,4 milhão de anos, ou seja, o vestígio da presença humana mais antigo encontrado no local.

O sílex, de 3 centímetros de espessura, foi descoberto dois metros abaixo da área em que, em 2007, foi encontrada a mandíbula mais antiga da Europa, de 1,2 milhão de anos. O fragmento corresponde a uma faca entalhada há 1,4 milhão de anos, conforme explicou um dos chefes da escavação, Eduald Carbonell, ao apresentar os resultados do trabalho.

"Acreditamos que, com esta descoberta, nos aproximamos do limite aceito para a primeira ocupação da Europa Ocidental, que se situa em 1,5 milhão de anos", enfatizaram os especialistas. De uma riqueza excepcional, os sítios da Serra de Atapuerca, perto de Burgos, cobrem um período que remonta a 1,5 milhão de anos.

Ferramentas de pedra descobertas nesse local confirmam a continuidade do povoamento humano na Europa desde que este se originou, há aproximadamente 1,5 milhão de anos, até o aparecimento do Homo antecessor, há 850 mil anos, explicaram.

Estas descobertas contradizem, assim, as hipóteses de alguns pesquisadores, que explicavam o povoamento da Europa a partir da suecessão de pequenas ondas de hominídeos sem continuidade no tempo e condenadas à extinção, ante sua incapacidade de adaptar-se a novos espaços, concluíram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!