Páginas

21/07/2013

Por Que o Vírus que Remeteria à "Caixa de Pandora" Poderia Mexer Com a Árvore da Vida?

Esta notícia vem para complementar a anterior na descoberta deste vírus, de acordo com as pesquisas feita nele, haveria uma reviravolta na ”árvore da vida” terrestre. Desde que não divulgaram os resultados, ficamos na espreita, por que disso tudo?

Caixa de Pandora: vírus árvore da vida
Teremos que esperar para ver as novidades; a respeito de tais alegações feita pelos cientistas sobre o tal vírus.

Veja:

Por conta da repercussão e dos comentários suscitados pela notícia da descoberta do maior vírus já registrado, o History decidiu aprofundar um pouco mais a discussão em torno do conceito Árvore da Vida assim como sobre o Pandoravírus, que está influenciando o meio acadêmico nesta questão.

Sobre o Pandoravírus, existe uma teoria surgida há aproximadamente 10 anos, quando outro vírus - também "gigante" naquela época, o mimivírus - foi descoberto.

A partir daí, pensou-se que estes vírus gigantes seriam descendentes de uma célula que perdeu parte de seus genes e se transformou em um parasita. Contudo, para dar embasamento a esta teoria, outros vírus gigantes precisariam ser encontrados e analisados mais profundamente, o que foi o caso do Pandoravírus, descoberto no Chile e na Austrália.

Acesse, para ler a notícia:


Alguns cientistas chegam a colocar que estes tipos de vírus deixam claro que "os domínios da vida são concepções arcaicas" que deixariam os vírus fora de seu lugar de direito. Até o nome destes vírus já conduz a algo que pode revelar muitos mistérios. Seu formato, que lembra antigos frascos gregos para os cientistas, remeteu ao mito da caixa de Pandora, dando ao vírus seu nome - "pandoraviruses".

"A abertura da caixa irá quebrar definitivamente os alicerces sobre nosso pensamento em torno dos vírus", disse o pesquisador Chantal Abergel, diretor de pesquisa do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica em Marselha, ao site LiveScience.

Os pandora possuem grandes diferenças em relação aos vírus em geral. Eles não possuem o gene que cria uma cápsula ao redor do material genético e, além disso, seus genes são diferentes de todos aqueles conhecidos em outros seres. Por este motivo, alguns chegam a levantar a hipótese de que este vírus poderia ter uma origem extraterrestre.

Diante disso, a divisão da vida, ou da Árvore da Vida, em três categorias não seria mais exata, no ponto de vista de alguns pesquisadores. Atualmente, é adotado em grande parte o Sistema dos Três Domínios, um agrupamento dos diferentes reinos da taxonomia tradicional. Estes domínios são Eubacteria (que inclui as bactérias); Archaea (procariontes que não recaem na classificação anterior) e Eukaria (seres vivos com um núcleo celular organizado). Os vírus, ao contrário de outros seres, não conseguem se reproduzir e precisam de um hospedeiro. Por esta razão, eles não são considerados seres vivos.

Contudo, agora, os cientistas cogitam a criação de "novos domínios", e sugerem que estes vírus podem indicar não apenas a existência de um quarto domínio, mas também de um quinto ou um sexto. Para outros pesquisadores, seria cedo demais rediscutir a Árvore da Vida, porém os vírus gigantes em si já justificariam a discussão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!