Páginas

03/08/2013

Cientista Discute Existência de Vida Fora da Terra

Este artigo de Juliana Santos foi divulgado no site da revista veja, com uma entrevista do cientista Douglas Galante da USP, onde ele expõe algumas idéias sobre a busca da ciência, afim de encontrar resultados com relação a vida extraterrestre.

Douglas Galante
Douglas  Galante; é Bacharel pelo Curso de Ciências Moleculares da USP (2003), doutor em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP) em 2009 e pós-doutor pelo mesmo instituto em (2012).

Atualmente é pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/CNPEM), desenvolvendo trabalho de simulações multiparamétricas de ambientes espaciais e planetários com aplicações em Astrobiologia e Astroquímica, de forma teórica e experimental. É coordenador operacional do Laboratório de Astrobiologia (AstroLab) e pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia, NAP-Astrobio (IAG/USP).

Possui experiência na área de Astrobiologia, especialmente no estudo da interação entre radiação e vida, da micro a macro-escala, utilizando ferramentas teóricas e experimentais, especialmente radiação síncrotron; e Astronomia, com ênfase em evolução estelar, atuando principalmente no estudo de eventos de alta energia, como Gamma-Ray Bursts (GRBs) e astrofísica nuclear - texto.”

Acesse o site dele: http://www.douglasgalante.com/

Douglas Galante, do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia da USP, explica até onde a ciência conseguiu avançar na busca por vida extraterrestre - Juliana Santos

O cinema e a literatura já retrataram extraterrestres das mais diversas formas - de humanoides a seres gosmentos de cor esverdeada. A ciência, por outro lado, tem o olhar voltado para um outro tipo de vida fora da Terra: a vida microscópica. “Existem indicativos de que um asteroide que veio de Marte e caiu na Terra poderia conter fósseis de micro-organismos. Essa ideia ainda não é muito aceita pelos pesquisadores”, explica Douglas Galante, especialista em astrobiologia, área da ciência que estuda a origem, evolução, dispersão e futuro da vida, tanto na Terra quanto fora dela.

Há ainda quem diga que a vida na Terra teve origem no espaço e só depois chegou ao nosso planeta. De acordo com Galante, já se sabe que diversas moléculas podem ter se formado no espaço e chegado ao planeta azul pelo impacto de asteroides e meteoros. Isso teria acontecido com moléculas orgânicas, que podem ter participado do surgimento da vida. Um exemplo de “moléculas extraterrestes”, mais concreto do que a vinda de matéria orgânica do espaço, é a água. “É provável que metade da água do nosso planeta tenha sido trazida do espaço. Então, metade da água que a gente bebe pode ser extraterrestre”, afirma.

Douglas Galante é pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas e do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia da USP. Nos vídeos abaixo, ele responde as dúvidas mais frequentes sobre vida extraterreste.

Há uma série de vídeos em partes de acordo com as perguntas abaixo, no site original do artigo, clique no link a seguir e assista a entrevista completa. Pois não colocamos os vídeos, veja: Cientista discute existencia de vida fora da Terra

Vida em outros Planetas:

  • Quais são as chances de existir vida fora da Terra?
  • Quais são as chances de existir vida fora da Terra?
  • Qual é a evidência mais significativa de que possa existir vida em outros planetas?
  • Existe alguma evidência de que extraterrestres tenham visitado a Terra?
  • Além da Terra, qual o planeta com maiores chances de sustentar a vida?
  • Como seriam formas de vida extraterrestre?
  • A vida na Terra pode ter vindo de outro planeta?
  • Já houve vida em Marte?
  • Por que ainda não existem missões tripuladas procurando por vida em outros planetas?
  • Que tipo de estudos podem ser feitos para procurar vida em outros planetas?
  • Qual a importância da ciência brasileira na procura por vida fora da Terra?
  • Quais os principais desafios tecnológicos enfrentados na busca pela vida fora da Terra?
  • Se existir vida fora da Terra, será possível nos comunicarmos com ela?
  • Qual o impacto que a descoberta de vida extraterrestre pode ter na ciência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!