Páginas

29/08/2013

Cientista Quer Explorar a "Segunda Lua" da Terra

O Asteroide “3753 Cruithne” em órbita em torno do Sol, possuindo uma ressonância orbital de 1:1 com a órbita da Terra. A órbita do asteroide é uma órbita ferradura. Descrita como a “segunda lua da Terra”, embora seja apenas um quase-satélite.

Porque?

Precisam entender que Lua é o nome do corpo celeste que órbita a terra, os outros podem ser chamados de Satélites (mencionem seus nomes que pode ser: Europa, Io, Calisto ou Ganimedes). Este é um velho costume das pessoas e cientistas acharem correto nomear todos os Satélites de Lua, assim como fazem com os sistemas estelares, chamando-os de “Sistema Solares” de tal estrela (nome da estrela em questão)

Como palavra extraterrestre para aqueles que vem a Terra, se vão para Marte podemos chama-los de Extra-Marcianos...

Veja:

Conhecido como a “segunda lua” da Terra, o asteroide Cruithne está despertando a curiosidade dos pesquisadores, que agora querem explorar este corpo celeste localizado a 12,5 milhões de quilômetros da Terra e quem tem uma órbita muito similar a do nosso planeta.

O pesquisador italiano Pier Paolo Pergola propõe, pela primeira vez, investigar este asteroide, lançando um satélite para estabelecer duas nanoplataformas para estudar a sua composição. Cruithne tem dimensões pequenas, são cinco quilômetros de largura, que poderão representar grandes descobertas para os pesquisadores.

Eles acreditam que o asteroide não teve ter mudado suas características ao longo do tempo por causa do seu tamanho e isso ajudaria os pesquisadores a compreenderem como aconteceu a formação do Sistema Solar.

De acordo com Pergola, engenheiro espacial da Universidade de Pisa, o projeto “propõe um novo enfoque para as missões de pesquisa dos asteroides próximos da Terra, com base em satélites menores e flexíveis”. A nave encarregada de chegar na “segunda lua” da Terra pesaria menos de 100 quilos e faria a sua viagem em 320 dias.

Trajetória da órbita ferradura de Cruithne

Segunda lua da Terra?

Alguns astrônomos defendem essa possibilidade desde que o astrônomo amador Bill Yeung descobriu um astro não-identificado próximo à Terra. Era o Cruithne, que completa uma volta em torno do planeta a cada 770 anos. Por isso, alguns pesquisadores defendem que este asteroide seria, sim, uma lua da Terra. Contudo, boa parte dos astrônomos considera Cruithne somente um asteroide que gira em torno da Terra por coincidência e não por influência do nosso planeta.

A diferenças de tamanho dos dois satélites

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!