Notícia sobre a a corrida espacial para uma viagem tripulada a Marte não para. A NASA anunciou ter alcançado um objetivo importante na construção de seu próximo foguete: a bem-sucedida conclusão da revisão do Sistema de Lançamento Espacial.
O superfoguete tem o objetivo de ampliar nossa capacidade exploração do espaço. ©NASA/Divulgação |
Os engenheiros da agência espacial norte-americana concluíram que o projeto, a produção associada e os planos de apoio terrestre para o superfoguete são capazes de cumprir os objetivos da missão.
O Sistema de Lançamento Espacial e a nave espacial Órion têm o objetivo de ampliar a capacidade de exploração espacial além da órbita baixa da Terra, com flexibilidade para lançar naves espaciais em missões tripuladas e de carga, cujo destino incluem asteroides e o planeta Marte.
“Era possível sentir a empolgação dos funcionários durante a realização dos testes de hardware. Estamos criando uma estrutura nacional, que levará este país e o mundo a explorar o espaço exterior”, comentou Dan Dumbacher, vice-diretor administrativo da divisão de Exploração Humana e Operações de Missões.
A análise contou com a participação de especialistas de todo o país, que revisaram cerca de 200 documentos e 15 terabytes de informação.
Especialistas da NASA revisaram 200 documentos e 15 terabytes de informação ©NASA/Divulgação |
“A revisão precisava ser incrivelmente detalhada, para que os planos de integração de veículo, software de voo, testes, verificação e operações resultassem no projeto de um veículo seguro, sustentável e a um preço acessível”, declarou Todd May, diretor do programa de lançamento do Centro Espacial Marshall da NASA em Huntsville, Alabama.
Com os resultados positivos da revisão, foi concluída a fase inicial de desenvolvimento do superfoguete. Agora, a NASA poderá passar à próxima fase, cujo objetivo é o processo de verificação “Key Decision Point-C”, que dará lugar ao processo de implementação.
Os primeiros testes técnicos e de sistemas de voo foram positivos. ©NASA/Divulgação |
Em 2011, a NASA anunciou que o foguete seria projetado para lançar a cápsula Órion, ainda em desenvolvimento. O lançamento de ambos está previsto para 2017. Já o primeiro voo tripulado deve acontecer em 2021.
A primeira versão do foguete terá 98 metros de altura e poderá transportar até 70 toneladas de carga. No entanto, NASA pretende desenvolver foguetes ainda mais potentes, capazes de transportar até 130 toneladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!