Esta série de vídeos reunidos em “Histoire de L'art”, reune um apanhados de diversas artes mantidas em Museus, mostrando um resumo de um tempo criativo, glorioso e único. O triunfo nas criações das antigas civilizações que reinaram neste mundo.
“Cada episódio é dedicado a um grande trabalho de arte da coleção dos museus do Louvre, Antiquities Museum of Saint Germain, Orsay, Rodin e Guimet.
A série mostra obras como a Monalisa e os tesouros do budismo. Um trabalho único sobre história da arte.”
Assista, alguns dos episódios destas valiosas preciosidades culturais - que marcam a história dos povos do passado.
Arte Suméria:
A série mostra obras como a Monalisa e os tesouros do budismo. Um trabalho único sobre história da arte.”
Assista, alguns dos episódios destas valiosas preciosidades culturais - que marcam a história dos povos do passado.
Arte Suméria:
Gudéia
“Arte da antiga Suméria (sul da antiga Babilônia, hoje sul do Iraque), teve lugar no local onde se desenvolveu uma civilização de cidades-Estados durante o terceiro milênio a.C.. Os sumérios apresentaram uma das mais ricas e variadas tradições artísticas do mundo antigo, a base sobre a qual se desenvolveu a arte dos assírios e babilônios. Grande parte do que conhecemos da arte da Suméria procede das escavações das cidades de Ur e Erech.
O aspecto dominante da arquitetura das grandes cidades era o templo-torre (zigurate). As fachadas com colunas tinham decoração de lápis-lazúli, conchas e madrepérola. Também eram produzidas jóias do mais delicado trabalho em ouro e prata, esculturas de cobre, cerâmica, gravuras e selos. Os sumérios trabalhavam bem a pedra e a madeira, e foram pioneiros na utilização de veículos com rodas.”
Arte Etrusca:
O Sarcófago Dos Esposos (1984)
“O Sarcófago dos Esposos é um sarcófago antropóide etrusco do final do século VI a.C.. Tem 1,14 m de altura por 1,9 m de extensão, e é feito de terracota que uma vez esteve brilhantemente pintado. Representa um casal reclinando em um banquete junto no além-túmulo e foi encontrado em escavações do século XIX na necrópole de Cerveteri (antiga Caere). Está agora no Museu Nacional Etrusco de Villa Giulia, Roma. A representação do casal compartilhando um divã de banquete é exclusivamente etrusca; em contraste, vasos gregos representando cenas de banquete refletem o fato que apenas homens compareciam às festas de jantar gregas.
Os rostos sorridentes com seus olhos de forma amendoada e o cabelo longo e trançado, bem como a forma dos pés da cama, revelam influência grega. Porém, o contraste marcante entre os bustos em alto-relevo e as pernas bem achatadas é tipicamente etrusco. "O interesse do artista etrusco se focava sobre a metade superior das figuras, especialmente sobre os rostos vibrantes e braços gesticulantes." É muito semelhante ao sarcófago de Cerveteri, talvez feito pelo mesmo artista.”
Arte Assíria:
Os Cedros do Líbano (1984)
Arte Egípcia:
O Chanceler Nakhti (1984)
Arte Egípcia:
Amenófis e Nefertite (1984)
Arte Egípcia:
O Escriba Sentado (1984)
Arte Céltica Na Gália:
O Elmo de Amfreville (1984)
Arte Paleolítica:
A Dama de Brassempuy (1984)
Arte Persa:
Os Arqueiros de Susa (1984)
Arte Helenísitca:
A Vitória de Samutrácia (1984)
Arte Japonesa:
O Pára-Vento dos Portugueses (1984)
Arte do Século V:
O Bule de Lavoye (1984)
Os Burgueses de Calais de Auguste Rodin (1984)
Fonte dos vídeos: Docspt Art
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!