Além da vinda do ISON em breve. Também iremos observar: a passagem de outro cometa que vai nos proporcionar um dos maiores espetáculos nos céus. Ao podermos contemplar uma intensa chuva de pequenos flagmentos como estrelas cadentes.
Se quiser curtir, basta olhar para o céu!
Cometa 209P/LINEAR, que fará a maior aproximação da Terra dos últimos 30 anos, provocará uma das maiores chuvas de meteoros já observada.
Apesar de todos os olhares estarem voltados para a chegada do cometa ISON, em breve outro objeto semelhante deverá chamar bastante a atenção. Trata-se de do cometa 209P/LINEAR, que fará a maior aproximação da Terra dos últimos 30 anos e provocará uma das maiores chuvas de meteoros já observada.
209P/LINEAR foi descoberto em fevereiro de 2004 e a última vez que passou nas cercanias da Terra foi em 10 de abril de 2009, quando chegou a 38 milhões de km do planeta. Agora, 209P se aproximará muito mais e em 29 de maio de 2014 chegará a apenas 8.5 milhões de quilômetros de distância. A última vez que um cometa se aproximou tanto foi em 1983, quando IRAS-Araki-Alcock (C/1983 H1) fez um rasante a 4.6 milhões de km da superfície.
209P/LINEAR tem uma órbita inclinada em 19° e completa uma volta ao redor do Sol a cada 5.4 anos. E em cada revolução, deixa no espaço milhões de fragmentos de gelo e poeira.
Além da aproximação máxima, em 2014 a Terra passará dentro de todas as esteiras de poeira deixadas pelo cometa entre os anos de 1803 e 1924, o que deverá provocar uma das maiores chuvas de meteoros já vistas, com taxa estimada entre 100 e 400 meteoros por hora observáveis na constelação da Girafa.
Como podemos ver, ISON é só um aperitivo do que vem por aí!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!