Páginas

30/09/2013

NASA Encontra Ingrediente Para Plástico no Satélite Titã de Saturno

A sonda Cassini-Huygens é um projeto colaborativo entre a ESA, responsável pela sonda Huygens, e a NASA, responsável pela sonda Cassini, ambas para estudar o distante Saturno e os seus Satélites através de uma missão espacial não tripulada.

A atmosfera do Satélite de Saturno, Titan cria
um anel de luz que define o grande Satélite.
Envio de imagem em 30 de Setembro de 2013.
Crédito: NASA/JPL-Caltech/SSI
A nave espacial consiste de dois elementos principais: a Cassini orbiter e a sonda Huygens. É a primeira sonda a orbitar Saturno.

Veja:

Pela primeira vez, uma substância química essencial para a criação de plástico na Terra foi encontrado em uma parte distante do Sistema Solar: no grande Titã de Saturno.

A descoberta, feita pela sonda Cassini da NASA atualmente em órbita de Saturno, descobriu que a atmosfera de Titã contém propilenoglicol, um ingrediente-chave de recipientes de plástico, pára-choques e outros itens comuns na Terra. Os cientistas da NASA anunciaram a descoberta de um vídeo descrevendo o propileno encontrado em Titã.

Este produto químico esta em torno de nós, e de toda nossa vida cotidiana, amarrados juntos em longas cadeias para formar um chamado polipropileno plástico”, Conor Nixon, cientista planetário da NASA e principal autor de um artigo sobre o novo estudo na edição de hoje (30 de setembro) da Astrophysical Journal Letters, disse em um comunicado. “Esse recipiente de plástico no supermercado com o código de reciclagem 5 no fundo - que é o polipropileno.” [Fotos incríveis: Titã, o maior Satélite de Saturno].

Os cientistas usaram instrumento espectrômetro infravermelho composto de Cassini (CIRS), que mede a luz infravermelha emitida por Saturno e sua lua, fazendo a descoberta.

O novo estudo ajuda a reunir um mistério de longa data sobre a atmosfera de Titã. Quando a Voyager 1 realizou o primeiro voo rasante da lua em 1980, reconheceu gases na atmosfera marrom da lua como hidrocarbonetos.

Os cientistas descobriram que os hidrocarbonetos - que compõem os combustíveis fósseis na Terra - forma em Titã após sol rompe metano e a reforma de produtos químicos em cadeias de dois ou mais carbonos. A Voyager encontrou evidências de hidrocarbonetos mais pesados ​​em três de carbono, propano, ea nave espacial também descobriu propina - um dos mais leves na família.

Os produtos químicos de peso médio, como propeno, no entanto, faltavam os dados da Voyager.

Esta medida foi muito difícil de fazer, por causa da fraca assinatura de propileno está lotado por produtos químicos relacionados com sinais muito mais fortes”, disse Michael Flasar, Goddard cientista e investigador principal do instrumento CIRS, disse em um comunicado. “Este sucesso reforça a nossa confiança de que vamos encontrar ainda mais produtos químicos ao longo escondidos na atmosfera de Titã.

Titan é cerca de metade do tamanho da Terra e é a segundo maior Satélite do sistema solar - só Ganímedes de Júpiter bate Titan em tamanho. O Satélite é também o único no sistema solar que abriga as nuvens e uma atmosfera como planeta, que é na sua maioria composta de nitrogênio e metano.

A Cassini foi lançada ao espaço em 1997, chegando em órbita em torno de Saturno, em julho de 2004. A missão - centrada na compreensão de Saturno e de seus muitos Satélites - deverá continuar até 2017, quando a nave espacial será destruída, após cai na atmosfera de Saturno.

Assista:


Fonte: http://www.space.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!