O Chandra é um telescópio espacial lançado pela NASA e gerenciado pelo Laboratório de Jato-Propulsão. Foi lançado 1999, pela missão STS-93 do ônibus espacial Columbia. Assim chamado em honra do físico indiano Subrahmanyan Chandrasekhar.
Sagitário A* |
Veja:
Astrônomos usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA deram um grande passo para explicar por que o material ao redor do buraco negro gigante no centro da Via Láctea é extremamente fraco em raios-X. Esta descoberta tem implicações importantes para compreender o buraco negro conhecido como Sagitário A*.
Novas imagens de Sagitário A* (que está localizada a cerca de 26.000 anos-luz da Terra) feitas pelo Observatório Chandra, indicam que menos de 1% do gás inicialmente dentro de Sagitário A*, alcance o campo gravitacional onde chega ao ponto de não retornar, também chamado de horizonte de eventos de um buraco negro, em vez disso, a maior parte do gás é ejetado antes que ele chegue perto do horizonte de eventos.
Essas novas descobertas são o resultado de uma das campanhas mais longas de observação já realizadas com o Chandra. A espaçonave coletou dados por cinco semanas de Sagitário A* em 2012. Os pesquisadores utilizaram este período de observação para capturar imagens extraordinariamente detalhadas e sensíveis de raios-X e assinaturas de energia de gás super-aquecido que rodam em torno de Sagitário A*, cuja massa é de cerca de 4 milhões de vezes maior do que o sol.
“Nós achamos que a maioria das grandes galáxias têm um buraco negro supermassivo em seu centro, mas eles estão muito longe de nós para estudar como a matéria flui perto dele”, disse P. Daniel Wang, da Universidade de Massachusetts em Amherst, que conduziu um estudo publicado quinta-feira na revista Science. Sagitário A* é um dos poucos buracos negros perto o suficiente para que nós realmente possamos testemunhas este processo.
Buraco negro supermassivo em Sagitário A* no coração da Via Láctea. (Crédito: X-ray: NASA/UMass/D.Wang et al, IR: NASA/STScI) |
Os pesquisadores descobriram que os dados do Chandra sobre Sagitário A* não suportam modelos teóricos em que os raios-x são emitidos a partir de uma concentração de estrelas menores ao redor do buraco negro. Em vez disso, os dados de raios-X mostram que o gás perto do buraco negro provavelmente se origina de ventos produzidos por uma distribuição em forma de disco de jovens estrelas massivas.
“Esta imagem nova Chandra é uma das mais legais que eu já vi”, disse o co-autor Sera Markoff, da Universidade de Amsterdã, na Holanda. “Estamos assistindo Sagitário A*, capturar de gases quentes ejetados por estrelas próximas, e funil em direção seu horizonte de eventos.”
Para mergulhar no horizonte de evento, material captado por um buraco negro deve perder calor rapidamente, a expulsão de matéria permite que isto ocorra.
“A maior parte do gás deve ser jogado fora assim que uma pequena quantidade pode chegar ao buraco negro”, disse Feng Yuan de Xangai Observatório Astronômico na China, co-autor do estudo. “Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os buracos negros realmente não devorar tudo o que é puxado em direção a eles. Sagitário A* aparentemente tem achando seu alimento muito difícil de engolir.”
Acesse, o site relacionado a notícia acima: http://www.sciencedaily.com
Para conferir imagens do Chandra:
- http://www.nasa.gov/mission_pages/chandra/main/index.html
- http://chandra.si.edu/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!