A bolha Galática mostrado nesta imagem abaixo, era apenas um dos muitos resultados surpreendentes obtido pela da missão espacial Herschel, ESA. Esta localizado a cerca de 4300 anos-luz de distância e foi explodida por uma estrela em seu centro.
A estrela não é visível nestes comprimentos de onda infravermelho, mas empurra a poeira circundante e gás, com nada mais do que o poder de sua luz das estrelas - http://www.esa.int.
Pesquisadores da Agência Espacial Europeia captaram uma imagem que tem sido classificada como “histórica”. Trata-se da fotografia de uma enorme bolha galáctica com uma estrela embrionária em seu interior. A estrela em processo de gestação, entre outras múltiplas formações estelares, é oito vezes maior do que o nosso Sol, e está localizada a 4.300 anos-luz da Terra.
A bolha espacial batizada de RCW 120 foi identificada em 2010 pelo Observatório Herschel, através do uso de ondas infravermelhas. Apesar de não ser possível ver o embrião da estrela, que está escondido dentro da bolha, sua presença foi detectada pela forma como empurra a poeira e o gás ao seu redor.
“O nó brilhante, à direita da base da bolha, é uma estrela embrionária muito grande, detectada pelos instrumentos do Herschel, por meio do calor emitido pelos densos nós de poeira e gás no seu entorno (...)”, explicam os pesquisadores da Agência Espacial Europeia (ESA).
“A pressão exercida pela radiação ao seu redor é tamanha que a nuvem de poeira e gás começou a entrar em colapso, dando origem à novas estrelas”.
Segundo os especialistas, essa estrela continuará crescendo e poderá atingir um tamanho 8 vezes maior que o do Sol, enquanto outras da mesma formação, ainda não detectadas com clareza, poderão alcançar uma massa 150 vezes maior que a estrela do nosso Sistema Solar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!