As observações que usaram o poderoso olho do Telescópio Espacial Hubble, onde duas equipes de cientistas encontraram assinaturas de água nas atmosferas de cinco mundos. A presença de água foi relatada anteriormente em alguns exoplanetas.
Estes planetas orbitam estrelas distantes de nós. Acesse o site da notícia original, traduzido via on-line: http://www.nasa.gov/content/goddard/hubble-traces-subtle-signals-of-water-on-hazy-worlds/
Estes planetas orbitam estrelas distantes de nós. Acesse o site da notícia original, traduzido via on-line: http://www.nasa.gov/content/goddard/hubble-traces-subtle-signals-of-water-on-hazy-worlds/
Veja:
Crédito: NASA's Goddard Space Flight Center |
Os especialistas da NASA anunciaram a descoberta de água na atmosfera de outros cinco planetas que orbitam estrelas fora do nosso Sistema Solar através de medições feitas pelo telescópio Hubble.
Todos são planetas gigantes, conhecidos cientificamente como Júpiter quente, e foram batizados como: WASP-17b, HD209458b, WASP-12b, WASP-19b e XO-1b. O mais próximo da Terra está a 154 anos-luz de distância, e o mais longínquo, a 1000 anos-luz.
Pela primeira vez na história da ciência, os astrônomos conseguiram medir e comparar as distintas quantidades de água existente nestes planeta. Para isto, duas equipes de pesquisa utilizaram uma inovadora técnica de observação e a Wide Câmera 3 do Hubble, que tem capacidade para observar atmosferas planetárias há bilhões de anos-luz de distância.
A nova técnica representa um grande avanço nas pesquisas de exoplanetas, ou seja, aqueles que existem fora de nossa galáxia, já que consegue distinguir entre os mais quentes e mais frios, dentre outras coisas.
Assista ao vídeo e entenda os métodos utilizados pela NASA para chegar à essas descobertas (em Inglês).
Assista:
Fonte: http://noticias.seuhistory.com via (http://www.nasa.gov)
Fonte do vídeo: NASA Goddard
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!