Este planeta apresentam uma estranha formação no polo norte, chegando a ser maior que a Terra. O vértice é um dos destaque: além dos anéis - sendo o único planeta conhecido a ter um vértice polar destas características no Sistema Solar.
Veja:
Hexágono de Saturno |
Foi uma grande surpresa quando os cientistas descobriram o que parece ser uma gigante formação hexagonal no pólo norte de Saturno. Aparentemente, o gigante gasoso tem mais a oferecer do que apenas seus anéis infames, mas ninguém está realmente certo do que está causando esse estranho padrão climático.
O pólo norte hexagonal de Saturno foi observado pela primeira vez quando os cientistas combinaram imagens captadas pelas sondas Voyager no início da década de 1980. É uma formação de nuvens em rotação com cerca de 24.000 km de diâmetro. Os lados do hexágono são estimados em cerca de 14.000 quilômetros de comprimento. Basicamente, é uma tempestade gigante que pode envelopar 4 Terras.
Imagens mais recentes e em alta resolução da sonda Cassini revelaram que o hexágono está profundamente imerso na atmosfera, cerca de 95 quilômetros abaixo das nuvens visíveis a partir do espaço. Os lados do hexágono são paredes e correntes de jato de vento que se movem a 325 km/h. Outras características observadas são círculos concêntricos e um vórtice gigante no centro.
A razão para a existência do hexágono ainda confunde os cientistas até a presente data. Respostas sobre as condições de condução que forçam os fluxos a formar as paredes ainda não são claras. Também não está claro como os ventos mantém a sua dinâmica em tal movimento estranho, e, finalmente, como e quando o hexágono vai desaparecer da superfície do planeta. Parece que depois da primeira vez que a Voyager teve um vislumbre dele, ele ainda permanece constante com o padrão da rotação do planeta, isto é, ele não se alterou durante 30 anos. Uma vez que só foi observado recentemente, não sabemos se ele persistiu por mais tempo do que a famosa Grande Mancha Vermelha de Júpiter.
O que é notável sobre esta formação é que o pólo oposto de Saturno tem um padrão de nuvens completamente diferente. Em seu pólo sul encontra-se uma grande tempestade que parece ser um enorme olho.
Não há nenhum outro planeta do Sistema Solar que tem essa formação. Atualmente, os cientistas ainda estão explorando as características da estrutura. O hexágono de Saturno é um dos poucos objetos naturais em forma de hexágono conhecidos, juntando-se ao favo de mel, flocos de neve, raras formações de nuvens e, possivelmente, algumas diatomáceas.
Para ler mais, acesse o site da ntícia original: http://knowledgenuts.com/2013/12/10/saturns-mysterious-north-pole-hexagon
Fonte: http://misteriosdomundo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!