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17/12/2013

Rússia Acaba de Construir Motor Para Viagens a Marte

O antigo sonho do homem tentanto elaborar os ideias para iludir a humanidade, de que o ser humano deste planeta, está dando os primeiros passos diante dos “olhos atentos” de todos na conquista de mundos vizinhos, neste desejo humano está Marte.

Não querendo aceitar e principalmente lembrar: que outros já realizaram este feito; bem antes de nós. Está pode ser uma dúvida cruel ou não - então tentaremos adivinhar quem será o primeiro, o segundo ou terceiro homem terrestre conteporâneo a fixar-se em Marte, claro que não podemos esquecer dos Anunnaki, mas (aaah!) eles não são terrestres; são Extraterrestres, esta pode ser uma realidade válida para os cientistas espaciais, nós duvidamos que não! Porque jamais irão admitir tal verdade e peder seus status diante deste mundo iludido com a sua história.

Quem será o primeiro homem em Marte? Mais de 200 mil voluntários de diferentes países expressaram o desejo de participar da colonização do Planeta Vermelho. Os iniciadores do projeto particular Mars One estão prontos para realizar uma seleção qualitativa dos candidatos e iniciar os treinos. Entretanto, ainda não existe a base técnica para a organização da colônia em Marte. Enquanto isso na Rússia começaram os testes do novo motor para voos espaciais de longa duração.

Crédito: EPA
Numa empresa russa de engenhos automáticos estão sendo realizados, pela primeira vez no mundo, testes em condições industriais de um motor eletro-reativo radicalmente novo - magneto-plasma-dinâmico. O modelo desse motor já havia passado por testes em laboratório. Especialistas russos conseguiram criar uma estrutura muito simples mas eficiente - contou à Voz da Rússia o dirigente do projeto científico, vice-presidente da Academia de Engenharia Prokhorov, doutor em ciências físico-matemáticas, professor Yuri Kubarev.

É um cilindro, em que foi colocado um carretel magnético de configuração complexa. Dentro deste cilindro encontra-se o elemento que se chama ânodo, ao qual passa a tensão positiva - da corrente permanente. Do outro lado, o cátodo ao qual passa a tensão negativa. O plasma se forma no campo magnético. Por sua estrutura o motor é muito simples, mas os processos físicos nele são muito complexos.

É emitido gás da parte do cátodo que sai do lado do ânodo para o meio ambiente. E este gás é ionisado, isto é, criam-se partículas positivas e negativas, íons e elétrons. O movimento delas nesses campos é muito complexo. Sendo que se pode criar tal condição em que elas aceleram. Eis, em resumo, o motor mono escalonado.

Em muitos países se dedicaram a semelhantes motores magneto-plasma-dinâmicos, inclusive nos EUA e Alemanha. Mas lá ainda não conseguiram dominar a torrente de plasma. Já os especialistas russos criaram tal estrutura eletromagnética, em que tensões iguais na corrente elétrica podem mudar a configuração do campo magnético e desse modo influir sobre os processos de formação e aceleramento do plasma. Uma nave cósmica, equipada com tal motor poderá acelerar e frear sem mudar o regime de trabalho do propulsor, e o jato de plasma desviado ajuda-a a manobrar no espaço.

Os primeiros lançamentos industriais mostraram resultados análogos aos de laboratório. No fundo, acaba de ser criado o motor para viagens cósmicas de longa duração. Resta experimentá-lo e selecionar os cosmonautas para um voo pilotado a Marte.

No caso do projeto particular holandês Mars One, passa-se justamente o contrário. O plano de voo já existe e há mais de 200 mil voluntários. Foi decidido até mesmo que o financiamento da onerosa operação de colonização de Marte será feito à custa da venda de transmissões televisivas da vida dos primeiros “marcianos”. Só não há recursos técnicos para a realização desta ideia - assinala o redator da revista “Novosti Kosmonavtiki” (“Notícias da Cosmonáutica”), Alexander Ilin:

O projeto se parece muito com um show. Praticamente não se fala sobre a fundamentação técnica. O nível do projeto lembra um trabalho estudantil - um círculo escolar de cosmonáutica, em que crianças inventam como voar a Marte. O mais provável é que nos próximos 30-40 anos não haja expedição a Marte. Naturalmente que o que é proposto no projeto Mars One é muito atraente para o amplo público.

Porque, nenhuma agência estatal faz semelhante proposta. É claro que todos gostariam de ver com seus próprios olhos como o homem chega a Marte - isto é interessante, é empolgante, é ótimo. Mas, o importante é entender que uma coisa é anunciar tais planos e outra é realizar uma preparação mínima. Este projeto, do ponto de vista técnico, é inviável.

Enquanto isso foi concluída a recepção de requerimentos de participantes do projeto Mars One. Até o final deste ano, os organizadores prometem anunciar quem - de entre os 200 mil interessados em ir a Marte - foram selecionados para treinamento. Até 2015 eles formarão de seis a dez equipes de quatro pessoas cada uma. Com o tempo serão escolhidos apenas quatro voluntários, que serão os primeiros a ir a Marte. Eles já não poderão voltar para a Terra: o Mars One é uma viagem só de ida. Assim é mais barato, em todo caso por enquanto não sabem como voltar. A partida está marcada para 2025.

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