Páginas

17/01/2014

Primeiro Planeta ao Redor de Estrela Similar ao Sol é Descoberto

Os planetas que orbitam estrelas fora do Sistema Solar estão agora conhecido por ser muito comum. Estes exoplanetas foram encontrados orbitando estrelas de idades bastante variadas e composições químicas e estão espalhados por todo o cosmo.

Mas, até agora, muitos poucos planetas foram descobertos dentro de aglomerados estelares. Isto é particularmente estranho saber que a maioria das estrelas nascem em tais clusters. Os astrônomos se perguntam: se pode haver algo diferente sobre a formação de planetas em aglomerados de estrelas para explicar esta estranha escassez.

Primeiro Planeta ao Redor de Gêmea do Sol é Descoberto em Aglomerado

ilustração de como seria o céu de um planeta em um aglomerado.
Astrônomos usaram o caçador de planetas HARPS, do ESO, no Chile, para descobrir três planetas orbitando estrelas no aglomerado Messier 67. Apesar de mais de mil planetas fora do Sistema Solar já terem sido confirmados, apenas um punhado foi encontrado em aglomerados de estrelas.

Notavelmente, um desses novos exoplanetas orbita uma estrela que é uma rara estrela gêmea do Sol - quase idêntica ao Sol em todos os aspectos.

Anna Brucalassi, do Instituto Max Planck para a Física Extraterrestre, em Garching, Alemanha, e principal autora do novo estudo, disse:

No aglomerado estelar Messier 67, as estrelas tem a mesma idade e composição do nosso Sol. Isso o torna um laboratório perfeito para estudar quantos planetas se formam em um ambiente tão lotado”.

Eles cuidadosamente monitoraram 88 estrelas selecionadas em Messier 67 ao longo de um período de seis anos e olharam para os pequenas variações no brilho das estrelas que revelam a presença de planetas em órbita.

O aglomerado encontra-se a cerca de 2500 anos-luz de distância na constelação de Câncer e contém cerca de 500 estrelas.

Três planetas foram descobertos em duas estrelas semelhantes ao Sol e um orbitando uma estrela mais massiva que evoluiu para uma gigante vermelha. Os dois primeiros planetas têm cerca de um terço da massa de Júpiter e orbitam suas estrelas hospedeiras em sete e cinco dias, respectivamente. O terceiro planeta leva 122 dias para orbitar sua estrela e tem a massa de Júpiter.

O primeiro destes planetas orbita uma estrela notável: é a mais semelhante ao Sol já identificada em um aglomerado estrelar. [http://phys.org]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!