Páginas

21/01/2014

Retardatárias Azuis: Os Sugadores de Sangue do Universo

De acordo com o artigo divulgado no site fromquarkstoquasars.com, onde diz: Vampiros. tão bem citados em centenas de livros que já foram escritos sobre eles que são agora um interesse amoroso viável em filmes e programas de televisão.

Fonte da Imagem & Descrição, via: APOD.NASA.gov
E essa mitologia em particular é relevante e de fato existe no universo. Sim, você leu certo, existem estrelas que duram muito mais do que a data de validade normal, alimentando-se de seus homólogos estelares.

Durante décadas, os astrônomos ficaram intrigados com os longos períodos de vida de estrelas azuis-brancas pobres em metais extremamente quentes localizadas em aglomerados globulares.

Essas estrelas normalmente têm um curto tempo de vida (cosmologicamente falando), de apenas algumas centenas de milhões de anos. Em contraparte, estrelas anãs vermelhas e amarelas (como o nosso Sol), geralmente permanecem ativas por alguns bilhões de anos.

Estas “retardatárias azuis” (como são chamadas) são estrelas peculiares de fato. Enquanto os seus vizinhos estão mostrando sua idade e chegando ao fim de sua vida, essas estrelas ainda parecem muito mais jovens e quentes do que realmente são. Por que então? Alguma coisa está certamente fora de sintonia.

Após vários estudos e anos de mistério, os pesquisadores descobriram que as retardárias azuis são canibais galácticos que sugam o material ejetado de seus vizinhos estelares. Essa teoria foi provada em 2006 quando astrônomos analisaram 43 retardatárias azuis no aglomerado 47 Tucanae.

Eles descobriram que seis delas tinham muito menos carbono e oxigênio do que as outras. Essa descoberta revelou que as retardatárias azuis sugam material de uma companheira para permaneceram vivas, obtendo mais combustível para gerar energia e consequentemente parecendo mais jovem do que parece.

Para conferir o artigo completo em inglês, acesse: http://www.fromquarkstoquasars.com/blue-stragglers-the-blood-suckers-of-the-universe ou traduzido on-line no seguinte link: http://translate.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!