Páginas

12/01/2014

Sonda Mars Express Pode Ajudar a Resolver o Mistério dos Satélites de Marte

Estes dois objetos que orbitam o planeta Marte, continuam sendo um mistério total para os cientistas, assemelhando-se com outros objetos que estão espalhados pelo Sistema Solar. Pois dificilmente será resolvido tão cedo, tais enigmas pela ciência.

Desde que nos lembramos do famoso incidente com a nave Fobos 2: http://www.geocities.ws/rsmaike/phobos2.html

Leia:

Satélite Fobos
A sonda espacial Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), tornou-se o objeto espacial fabricado pelo homem a ficar o mais próximo de Fobos, um dos dois satélites de Marte. O equipamento está a apenas 45 quilômetros de altitude do satélite natural do Planeta Vermelho. “Nossa sonda quase esbarrou em Fobos”, afirmou Michel Denis, responsável pelas operações da Mars Express.

A sonda passou tão rápido que não foi possível captar imagens. A manobra, entretanto, facilitará a obtenção de dados mais precisos em relação ao campo gravitacional desse satélite natural, o que ajudará os cientistas a conhecer melhor sua exótica estrutura interna, repleta de buracos.

Segundo declarações do porta-voz da ESA, o campo gravitacional de Fobos alterou levemente a trajetória da sonda, afetando sua velocidade em alguns centímetros por segundo. Essas pequenas variações foram refletidas nos sinais de rádio enviados à Terra, o que os cientistas relacionaram com a densidade e distribuição de massa no interior do satélite.

Anteriormente, foi possível verificar que entre um quarto e um terço de Fobos está vazio, ou seja, o satélite de Marte se assemelharia a uma pilha de escombros, com grandes vazios entre as pedras que compõem o seu interior. O estudo desse satélite, que tem raio orbital médio de 9.378 quilômetros, pode contribuir para resolver o mistério que envolve sua origem e a de Deimos, o outro satélite que orbita Marte, a uma distância três vezes maior.

Até agora, as teorias sugerem que as duas poderiam ser asteroides, capturados pelo campo gravitacional de Marte, ou que se formaram a partir dos escombros desprendidos por grandes impactos contra a superfície do planeta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!