Este artigo abaixo mostra a imagem surgida do resultado de um impacto causado por um asteroide que atingiu a superfície de Marte, a marca deixada lembra um pouco as mesmas existente na Lua - também temos exemplos claros delas na Terra.
Leia:
Todos os planetas do Sistema Solar estão sujeitos a serem atingidos por asteroides que vagam pelo espaço e com Marte isso não é diferente. Recentemente, o planeta foi atingido por um desses objetos e a cratera formada já pode ser vista nas imagens tomadas do espaço.
Estima-se que cerca de 200 meteoritos atinjam Marte todos os anos, mas alguns desses impactos chamam muito a atenção devido ao tamanho da cratera e das cicatrizes deixadas. Esse é o caso dessa nova feição, registrada pela sonda estadunidense Mars Reconnaissance Orbiter, MRO.
A cratera foi criada em algum momento entre julho de 2010 e maio de 2012 e foi descoberta pela câmera de baixa resolução usada para macro análises de superfície. As cenas mostravam uma aparente mudança de terreno ocorrida entre o período da coleta das imagens.
Baseado nessa evidência os pesquisadores solicitaram o imageamento em alta resolução da região através do experimento HiRISE, High Resolution Imaging Science Experiment, a bordo do orbitador. O resultado mostrou uma grande e nova cratera de impacto de aproximadamente 30 metros de diâmetro.
Pelas imagens foi possível observar que o choque do objeto escavou e arremessou material do solo marciano a cerca de 15 quilômetros de distância, o que criou o típico padrão de linhas de ejeção facilmente identificado na foto.
Foto: Cena registrada pela sonda estadunidense MRO mostra a gigantesca cratera recém-formada pelo impacto de um pequeno asteroide. Crédito: Nasa/JPL, Apolo11.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!