Páginas

26/02/2014

O Que São Essas Pequenas Esferas em Marte?

De acordo com a notícia no site dailymail.co.uk, onde é observado através das imagens tiradas pelo Opportunity no planeta vermelho, estranhas esfera de nome 'blueberries', que assemelham-se a bolinhas, mas que se trata de vestígios de meteoritos.

Leia:

Esses objetos apelidados de 'blueberries', são remanescentes de 
pequenos meteoritos que se separaram na atmosfera de Marte,
de acordo com cientistas no Havaí.
O mistério por trás dessas esférulas em Marte parece estar longe de ser resolvido. Um novo estudo sugere que esses objetos do tamanho de amoras são restos de pequenos meteoritos que se separaram na atmosfera de Marte, de acordo com cientistas do Havaí.

Acreditava-se que as esferas, que foram descobertas há uma década pela sonda Opportunity, eram evidências de que água fluía sobre a superfície de Marte bilhões de anos atrás. Uma outra teoria sugeria que o magma de erupções vulcânicas, ao invés da água, pode ter formado as esferas.

Elas parecem ser crocantes por fora e macias no meio”, disse o investigador principal do Opportunity, Steve Squyres. “Elas são diferentes em concentração, estrutura, composição e distribuição. Então, nós temos um quebra-cabeça geológico maravilhoso na nossa frente”.

Anupam Misra, que conduziu o novo estudo, disse que essas diferenças podem ser explicadas se as rochas de Marte vieram de impactos de meteoros.

De acordo com simulações e cálculos feitos por pesquisadores, um meteorito de 4 cm de diâmetro poderia espalhar milhares de esférulas de 0,16 polegadas por uma grande área.

No entanto, a ideia gerou uma certa controvérsia, com alguns pesquisadores dizendo que elas não se formaram a partir de algum evento de alta temperatura, como seria de esperar de algo derretendo na atmosfera marciana. E, de fato, a análise do Opportunity sugere que elas se formaram durante um processo de baixa temperatura.


Grandes quantidades de hematita mineral portadoras de ferro foram encontradas nas esferas, o que poderia sugerir que elas se formaram quando as águas subterrâneas fluíam através de rochas porosas.


O fluxo de água pode provocar reações químicas que formam minerais de ferro em pequenas esferas. Mas, segundo os pesquisadores, esta teoria não explica o tamanho delas, que têm em média 4 milímetros de diâmetro.


O site com o artigo original:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!