Páginas

24/03/2014

Arqueólogos Encontram Estátuas Enormes do Faraó Egípcio Amenhotep III, no Vale de Luxor

As descobertas não parecem cessar no egito, desta vez sobre um faraó que pertenceu a XVIII dinastia egípcia. O seu longo reinado de cerca de quarenta anos correspondeu a uma era de paz, prosperidade e de esplendor artístico no Antigo Egipto.

Arqueólogos revelam duas estátuas colossais do  Faraó Amenhotep III no famoso templo cidade do Egito de Luxor, somando-se um par existente de atrações turísticas de renome mundial.

Majestica ... a estátua recém-exibida de faraó Amenhotep III e
sua esposa Tiye no templo da cidade do Egito de Luxor. Imagem:
Khaled DESOUKI. Fonte: AFP

Os dois monólitos em quartzito vermelho foram criados com o que os arqueólogos europeus e egípcio disse serem seus locais originais do templo funerário do rei, na margem oeste do Nilo.

O templo já é famoso por seu existente colossos de Memnon 3.400 anos de idade - estátuas gêmeas de Amenhotep III, cujo reinado arqueólogos dizem que marcou o apogeu político e cultural da antiga civilização egípcia.

Séculos atrás ... as duas estátuas do faraó Amenhotep III foram
reveladas por arqueólogos hoje em seus locais originais do templo
funerário do rei. Imagem: Khaled DESOUKI. Fonte: AFP
O mundo até então conhecia dois colossos de Memnon, mas a partir de hoje ele vai conhecer quatro colossos de Amenhotep III'”, disse o arqueólogo alemão-armênio Hourig Sourouzian, que lidera o projeto para a conservação do templo de Amenhotep III.

As duas estátuas existentes, ambas mostrando o faraó sentado, são conhecidos em todo o mundo.

Restauração Consciente ... trabalhadores arqueológicos egípcios
estão ao lado de uma cabeça de alabastro recém-exibida a partir
de um Amenhotep III. Imagem: Khaled DESOUKI. Fonte: AFP

As duas adições restauradas resistiram a danos graves ao longo dos séculos, disse Sourouzian.

As estátuas tinha ficado em pedaços, durante séculos nos campos, danificadas por forças destrutivas da natureza, como terremotos, e mais tarde por água de irrigação, o sal, a invasão e vandalismo,” disse ela no domingo, como por trás de suas escavadeiras e moradores locais lavaram peças de artefatos e estátuas descobertas ao longo dos últimos meses.

Sede do reis ... A nova estátua do faraó Amenhotep III e sua
esposa. Tiye junto os dois colossos famosos de Memnon existente
em Luxor. Imagem: Khaled DESOUKI. Fonte: AFP

Este belo templo ainda tem o suficiente para nós para estudar e conservar.

Uma das estátuas “novas” - seu corpo pesando 250 toneladas - mais uma vez mostra o faraó sentado, com as mãos sobre os joelhos. É 11,5 metros de altura, com uma base de 1,5 metros de altura e 3,6 metros de largura.

Arqueólogos disse com sua agora faltando dupla coroa, a estátua original teria atingido uma altura de 13,5 metros e pesava 450 toneladas. O rei é retratado vestindo um kilt plissado real realizada na cintura por um cinto grande decorado com linhas em ziguezague.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!