Ao longo do tempo, aliás nos primórdio de formação do Sistema Solar. Tivemos este gigante gasoso que nos auxíliou - melhorando o nosso clima. Além de nos defender dos bombardeios de todos os tipos de objetos, como ateroides e meteoros.
Leia:
O planeta Júpiter está a mais de 588 milhões de km de distância da Terra. Mas, apesar dessa enorme distância, os astrônomos acreditavam há muito tempo que a gravidade do gigante gasoso é tão forte que desvia cometas e asteróides que de outra forma atingiriam nosso planeta.
Agora, um novo estudo lança luz sobre a forma como essa forte atração gravitacional pode ter influenciado o clima da Terra, o que, por sua vez, criou as condições necessárias para a vida prosperar em nosso planeta bilhões de anos atrás.
A gravidade de Júpiter, que é 2,5 vezes mais forte do que a da Terra, é capaz de influenciar outros planetas do Sistema Solar - incluindo o nosso próprio. Isto significa que, dependendo da forma como Júpiter interage com a Terra, a órbita do nosso planeta - e, por conseguinte, o seu clima - pode variar significativamente. Por exemplo: se o nosso planeta é puxado para mais perto do Sol, o clima iria mudar como resultado.
O estudo, da Universidade de New South Wales e Royal Holloway University of London, rodou vários modelos de computador do nosso Sistema Solar, de acordo com um relatório de Elizabeth Howell da Astrobiology Magazine. A cada simulação, os planetas do Sistema Solar permaneceram em seu lugar, enquanto Júpiter se movia em diferentes órbitas, variando de circular a elíptica.
Os cientistas também mudaram a órbita de Júpiter para dentro e para fora, para testar o que teria acontecido se o planeta tivesse se formado mais perto do Sol, ou mais longe. Cada simulação foi tomada através de um espaço de tempo de milhões de anos, registrando onde a Terra teria estado a cada 100 anos, como resultado da posição de Júpiter.
Um estudo anterior pelo mesmo grupo de pesquisa descobriu que a posição de Júpiter tem uma influência marcante sobre o clima da Terra. Ao compreender como gigantes gasosos afetam o clima em outros mundos, os pesquisadores esperam poder melhor restringir a pesquisa para outros planetas habitáveis fora do Sistema Solar. Vale lembrar que Júpiter age também como um escudo para a Terra. Sua enorme gravidade sempre desviou asteróides e cometas que eventualmente cairiam na Terra se o planeta gigante não estivesse ali.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!