Este artigo postado no site news.com.au, sobre a pequena “Segue 1” uma galáxia em órbita da nossa. Tem poucas estrelas visíveis, mas é muito densa em matéria escura, de modo que a sua gravidade é de mil vezes mais forte que sua luminosidade.
Leia:
Uma galáxia pode conter bilhões de estrelas, mas uma galáxia anã chamada Segue 1 tem apenas algumas centenas se que poderia ser uma das primeiras já formadas. |
Os astrônomos descobriram uma pequena galáxia flutuante na borda da Via Láctea que poderia ser uma das primeiras do universo.
Um artigo na revista Scientific American relata a galáxia chamada Segue 1 acredita-se que seja um fóssil dos primeiros dias do universo depois que um estudo recente descobriu que ela contém menos elementos pesados como o metal, que é abundante em todas as galáxias conhecidas.
Pesquisadores do MIT coletaram dados sobre Segue 1 e descobriram que ela não só é extremamente pequena - formada por algumas centenas de estrelas em comparação com as centenas de bilhões que galáxias geralmente criam - mas também é pobre em metais como o ferro, o que indica que ela pode ter parado de evoluir ao longo de 13 bilhões de anos.
“Segue 1 é tão ridiculamente pobre em metal que nós suspeitamos que pelo menos um par de estrelas são descendentes diretos dos primeiros astros do universo”, diz o co-autor Evan Kirby, da Universidade da Califórnia, em Irvine.
O tamanho incomum de Segue 1 também está ajudando a lançar luz sobre a formação e evolução de galáxias. Parece que ela passou por um rápido surto de crescimento, e em seguida, parou. Os astrônomos estão debatendo a respeito de como isso poderia ter acontecido. Embora seja possível que ela fosse um corpo muito maior, mas foi destituído de suas estrelas ricas em metais pela Via Láctea, alguns acreditam que ela realmente sempre foi pequena.
O site cdo artigo original:
Fonte: http://misteriosdomundo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!