Páginas

16/05/2014

Estufa em Marte Não é Ficção

Este seria o único jeito dos seres humanos se adaptarem em Marte? E assim conseguirem produzir seu próprio alimento? Mas alguns cientistas dizem: é totalmente difícil - se adequarem as condições extremas do planeta, devido a fraca atmosfera dele.

Cientistas estão planejando realizar em Marte o primeiro experimento de germinação de sementes de plantas numa estufa.

Estufas em Marte: um desejo humano.
Essa última, um pequeno cubo transparente, será montada na superfície externa de um novo rover marciano, a ser lançado em meados de 2020 e pousar no Planeta Vermelho no início de 2021. Os cientistas esperam que este estudo seja útil para o desenvolvimento de programas de exploração de Marte.

De dia durante o verão marciano o solo no equador do planeta aquece até 20 graus centígrados. Poderíamos supor que bastaria plantar as sementes diretamente no solo aberto e tapar com um plástico transparente. E regar com água da Terra. Mas a planta, se não congelar durante a noite, morrerá de qualquer forma. A atmosfera do planeta é composta de dióxido de carbono com ausência total de oxigênio - e as plantas também precisam dele. Além disso, a pressão é cerca de 160 vezes menor do que na Terra.

Por isso a estufa será totalmente hermética, e o experimento foi concebido como se segue. No cubo será selado ar terrestre, água e 200 sementes de Arabidopsis. Esta erva é despretensiosa e é há muito utilizada por cientistas em experimentos. Após o pouso do rover em Marte será ligado o aquecimento do cubo e a água será bombeada para as sementes. Em 10-15 dias surgirão brotos, e durante todo esse tempo o rover permanecerá parado.

Fotografando ocasionalmente os brotos, os cientistas irão comparar o seu desenvolvimento com o grupo de controle na Terra. Eles estão interessados como o processo será afetado pela gravidade marciana, cuja força é de um terço da terrestre, pela quantidade de luz e pela radiação. A propósito, o nível de radiação na superfície de Marte não é assim tão grande - o mesmo que na órbita da Terra, onde está a Estação Espacial Internacional.

Experimentos biológicos noutros planetas são uma parte necessária da preparação para futuras missões lá de naves espaciais tripuladas, diz a bióloga e especialista em solo da Universidade Estatal de Moscou Elena Vorobiova:

Tais experimentos são necessários. Nós nunca seremos capazes de criar em laboratório uma combinação absoluta de fatores idêntica ao ambiente do planeta. Se tal oportunidade se apresenta, é necessário que todas as futuras missões espaciais envolvam algum experimento biológico”.

Por que não levar logo em vez de uma erva algumas culturas agrícolas, para a perspectiva de uma possível colonização de Marte? Elena Vorobiova explica que essas culturas não são tão resistentes à influência de fatores desfavoráveis. E os resultados do experimento com a erva podem ser aplicados também a outros tipos de plantas.

Tendo finalizado o experimento com as plantas, o rover de nome convencional Mars 2020 começará sua missão principal - a busca de vestígios de vida, bem como a coleta de amostras de solo para posterior envio para Terra em outros aparelhos.

Acesse também sobre esta aventura humana em Marte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!