O seguinte artigo foi publicado no site da Reuters, sobre o achado incomum com bastante tempo de história alimentícia - encontrado no sítio arqueológico El Sal, conhecido pela ocupação Neandertal no sul da Espanha, que remonta 50.000 anos.
Leia:
Crédito: Reuters/Ainara Sistiaga/Handout via Reuters |
Não é piada: a descoberta do cocô humano mais antigo já visto está oferecendo informações valiosas para a ciência sobre a vida e a dieta dos nossos antepassados, no caso Neandertais que viveram na Espanha cerca de 50.000 anos atrás.
“Compreender a dieta das espécies humanas passadas estreitamente relacionadas com a nossa vai nos ajudar a ter uma perspectiva sobre as nossas limitações evolutivas e adaptabilidade“, disse Ainara Sistiaga, geoarqueologista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) e da Universidade de La Laguna (Espanha).
O estudo
Cinco amostras de matéria fecal humana foram encontradas em um sítio arqueológico chamado El Sal. Os pesquisadores examinaram os fósseis dessas fezes em busca de indicadores biologicamente derivados dos tipos de comida que os Neandertais comiam.
A análise das amostras ofereceu uma nova compreensão da dieta desta espécie humana extinta: é a primeira evidência de que os Neandertais eram onívoros, ou seja, comiam tanto legumes e verduras quanto carne.
As observações indicam que os neandertalenses consumiam predominantemente carne, já que as fezes continham quantidades elevadas de um biomarcador chamado coprostanol, formado pela biohidrogenação de colesterol no intestino. No entanto, também foram vistas evidências de ingestão significativa de plantas, por conta da presença de um composto chamado beta-5 estigmastanol, encontrado em fontes vegetais.
Comiam, só não sabemos o quê
Neandertais são os nossos antepassados mais próximos extintos. Eles desapareceram depois que os humanos modernos viajaram para a Europa a partir da África. A espécie prosperou em toda a Eurásia cerca de 250.000 a 40.000 anos atrás, e cruzou com o Homo sapiens antes de se extinguir.
Os cientistas já teorizavam que eles eram em grande parte carnívoros, mas consumiam plantas, só que nunca tinham encontrado evidência direta dessa hipótese.
“Às vezes, nas sociedades pré-históricas, os indivíduos usavam seus dentes como ferramentas, mordendo plantas entre outras coisas. Não podíamos assumir que eles estavam comendo plantas apenas por encontrar microfósseis nos dentes”, explica Sistiaga.
O site El Sal mostra evidências de longa data de ocupação Neandertal, com numerosas lareiras e ferramentas de pedra, bem como restos de animais e humanos.
Os pesquisadores não conseguiram identificar os alimentos específicos que os antigos hominídeos comiam, mas os restos de animais sugerem que os Neandertais caçavam veados e cavalos.
Também havia indícios de presença de frutas, nozes e tubérculos no local, mas é impossível dizer que tipo de plantas eram realmente consumidas pelo grupo.
Acesse o artigo no site de origem abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!