Páginas

30/01/2013

A Vida Dos Mesopotâmicos

Escravos e homens de condições humildes levavam o mesmo tipo de vida. A alimentação era muito simples: pão de cevada, um punhado de tâmara e um pouco de cerveja leve. Isso era essencial no cardápio diário.
Às vezes comiam legumes, lentilhas, feijão, pepinos ou ainda algum peixe pescado nos rios ou nos canais; a carne era um alimento muito raro.

Na habitação era a mesma simplicidade. Às vezes a casa era um simples cubo de tijolos crus revestidos de barro. O telhado era plano e feito com troncos de palmeiras e argila comprimida. Esse tipo de telhado tinha a desvantagem de deixar passar a água nas chuvas mais torrenciais, mas em tempos secos eram usados como terraços.

*Os mesopotâmicos acabaram por desenvolver um complexo sistema hidráulico, para dessecar os pântanos e armazenar água para o período das secas. Com essas medidas e a construção de diques e canais de irrigação, tornou-se possível o desenvolvimento da agricultura e do pastoreio.*

As casas não tinham janelas e à noite eram iluminadas por lampiões de óleo de gergelim. Os insetos eram abundantes nessas moradias.

Embora os ricos se alimentassem melhor, e morassem em casas mais confortáveis que os pobres, suas condições de higiene não eram mais adequadas. Quando as epidemias se abatiam sobre as cidades a mortalidade era a mesma em todos as classes.

O Iraque, país que ocupa a maior parte do território da antiga Mesopotâmia, dispõe de uma das maiores jazidas de petróleo do mundo e tem na extração desse produto sua principal fonte de riqueza. A religião é muito importante para a população iraquiana, que professa, na sua quase totalidade (95%) o islamismo, religião criada na Arábia no século VII pelo profeta Maomé. A fé islâmica, que prega a submissão a Alá, o único deus, reúne 20% da população mundial.

Fonte: A Mesopotâmia e Seus Povos (João Lourenço da S. Netto)

Um comentário:

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!