Páginas

11/04/2013

Cidades - Eridu, Ur, Uruk e Nippur

As cidades da antiga suméria são retratada nesta edição de "imagens de anos de escavações" realizadas por arqueológicos que dedicaram uma vida inteira, com seus trabalho e esforço para desvendarem tudo que se encontrava enterrado no iraque.

As quatro cidades sendo retratadas no mapa
da região, onde se situava a suméria
A primeira cidade erguida na terra pelos Anunnaki, Eridu (Sumeriano: Uru.Du (G) Ki, Eridug; também, Nun.Ki, "Lugar Poderoso" ou "Lugar do Príncipe") foi uma cidade antiga localizada a 11,2 quilômetros a sudoeste de Ur, hoje conhecida como Tell Abu Shahrain no Governorado Dhi Qar, no Iraque.

História de Eridu:

Acredita-se que Eridu foi fundada junto à boca do rio Eufrates. Com o acúmulo milenar de lama e barro às margens do rio, entretanto, os restos da cidade tiveram sua posição alterada, encontrando-se agora em Aby Shahrain, no Iraque, a certo distanciamento do golfo.

Investigações arqueológicas tomaram lugar na década de 1940, provando que o assentamento mais antigo da região provavelmente ocorreu por volta de 5.000 a.C. De acordo com Oppenheim, "em última instância, toda a parte sul mergulhou em estagnação, relegando a iniciativa política aos governantes das cidades nortistas." Isso culminou no ostracismo da cidade em 600 a.C.

Na lista de reis sumérios, diz-se que em Eridu regeram os primeiros reis:

Quando o Dom da Realeza desceu dos céus, ela tomou seu lugar em Eridug. Em Eridug, Alulim tornou-se rei; ele reinou por 28.800 anos. Alaljar reinou por 36.000 anos. Dois reis; eles reinaram por 64.800 anos. Então Eridug caiu, e a majestade foi transferida para Bad-tibira.

Na Suméria, Eridu representava a moradia do deus Enki, a contraparte sumeriana do deus da água Ea. Como todos os outros deuses babilônicos e sumérios, Enki/Ea teve seu início como deus local, mais tarde vindo a partilhar, de acordo com a cosmologia sumeriana, a regência do cosmo junto a An (ou Anu) e a Enlil. Seu reino era constituído das águas que cercavam o mundo e descansavam sob ele - wikipedia.

Ur: 

  • Os arqueólogos descobriram evidências de uma ocupação antiga de Ur durante o período Ubaida. Estes primeiros níveis foram selados por um depósito estéril, interpretado como evidência do Dilúvio Universal mencionado na Bíblia pelos responsáveis pela escavação na década de 1920. Atualmente sabe-se que a planície do sul da Mesopotâmia estava exposta a enchentes regulares tanto do Eufrates quanto do Tigre, o com forte presença de erosões causadas pelo vento e pela água. A ocupação sistemática de Ur apenas se torna clara durante sua emergência no terceiro milênio a.C. (embora ela já fosse um centro urbano em desenvolvimento durante o quarto milênio). O terceiro milênio a.C. costuma ser descrito como o início da Idade do Bronze na Mesopotâmia, que termina aproximadamente após o fim da Terceira Dinastia de Ur.

Uruk: 

  • Que foi uma cidade antiga da Suméria – posterior Babilônia – situada a leste do Eufrates, na linha do antigo canal Nil, numa região pantanosa, a cerca de 225 quilômetros sul-sudeste de Bagdá. O próprio nome moderno Iraque é derivado de Uruk.

Nippur:

  • Era uma importante cidade dos Sumérios onde estava o templo do seu deus principal, Enlil. Era abastecida com as águas do rio Eufrates através de um canal de irrigação conhecido como Quebar.

Assista:


Fonte do vídeo: Vlad9vt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!