De acordo com esta notícia divulgada no canal history, uma equipe de cientistas teriam recriado uma proteína primitiva mais antiga, que existiu há 4 bilhões de anos, foi recriada em laboratório por cientistas na Universidade de Granada, na Espanha.
Proteina recriada |
O estudo sobre o feito foi publicado no periódico Structure. Os pesquisadores reconstruíram a estrutura de moléculas da tioredoxina, uma proteína responsável por muitas funções celulares cruciais a duas formas de organismos, há 4 bilhões de anos: os procariontes (que não apresentam divisão celular) e os eucariontes.
Para recriar essa proteína, a equipe analisou todas as suas versões existentes e mapeou as diferenças até chegar a um ponto comum, tanto para eucariontes como para procariontes. O passo seguinte, foi descobrir a sequência de aminoácidos mais antiga já encontrada na tioredoxina.
De acordo com os envolvidos no estudo, a estrutura recriada mostrou-se bastante estável e resistente a ambientes altamente ácidos, ficando próxima do que seria o nosso planeta há 4 bilhões de anos.
A grande questão é que não há como saber o quanto a tioredoxina recriada difere da original, já que não há uma fonte para fazer uma comparação. Enquanto isso, a ciência avança mais um pouco em meio ao mistério sobre a formação da vida no nosso planeta.
Esse feito de laboratório pode levar a novas teorias sobre a origem da
humanidade, afirma um estudo publicado no jornal científico Structure,
do conceituado grupo Cell Press. Clique no link: http://diariodigital.sapo.pt...
Artigo relacionado:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!