Páginas

10/10/2013

Descobridores da "Partícula de Deus" Ganham Prêmio Nobel de Física

O “Bóson de Higgs” é uma partícula elementar bosônica prevista pelo “Modelo Padrão” de partículas, teoricamente surgida logo após ao conhecido “Big Bang” de escala maciça hipotética predita para validar o modelo padrão atual de partículas 2.

E provisoriamente confirmada em 14 de março de 2013. Representa a chave para explicar a origem da massa das outras partículas elementares. Todas as partículas conhecidas e previstas são divididas em duas classes: férmions (partículas com spin da metade de um número ímpar) e bósons (partículas com spin inteiro).

Veja:

A comprovada existência do bóson de Higgs, a também chamada “Partícula de Deus”, rendeu o Prêmio Nobel aos físicos Peter Higgs (84 anos), do Reino Unido, e Francois Englert (80 anos), da Bélgica.

Ambos realizaram estudos sobre a partícula de Deus, de maneira simultânea e independente, em 1964. O bóson de Higgs, ao interagir com outras partículas, lhes confere uma determinada massa, que completaria o Modelo Padrão da Física e permite compreender a origem das partículas subatômicas com massa.

Definitivamente, este prêmio deve-se ao fato de que os dois pesquisadores foram os que conseguiram chegar mais longe na busca de uma explicação precisa e completa sobre a existência da matéria, “desde as flores, até as pessoas, estrelas e planetas”, como enalteceu a Real Academia de Ciências, da Suécia, sobre a entrega do Nobel de Física aos dois cientistas.


Trata-se de um reconhecimento àqueles que, imersos nos mistérios da existência do Universo que nos rodeia, puderam encontrar uma resposta que parece abranger tudo isso e, por essa razão, a descoberta ganhou o apelido de “Deus”.


Fatos sobre o bóson de Higgs:

- Inicialmente, o estudo de Peter Higgs sobre a nova partícula foi rejeitado.

- O ministro da Ciência do Reino Unido uma vez realizou um concurso nacional para encontrar a melhor explicação Higgs.

- O “Large Hadron Collidor” (LHC), a máquina de aceleração de partículas usada para descobrir o bóson de Higgs, custou mais 6 bilhões de libras esterlinas (em torno de R$ 21 bilhões)

- A teoria diz que, como o universo esfriou após o Big Bang, uma força invisível conhecida como o campo de Higgs foi formado. Partículas, então, ganham sua massa quando passam por este campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!