Páginas

25/12/2013

Buraco Negro: Singularidade Infinitamente Densa ou Portal Para Outro Universo?

O seguinte artigo foi divulgado no site fromquarkstoquasars.com, abordando uma duvidosa questão sobre um dos misteriosos eventos que existem no universo - os buracos negros que nada deixa escapar, nem mesmo a luz de sua terrível atração gravitacional.


Leia:

Os buracos negros são um dos objetos mais peculiares do universo. Além do horizonte de eventos de um buraco negro nossas equações são viradas de cabeça para baixo - elas também viram do avesso quando tentamos entender a singularidade no centro desses objetos ao usar as equações dadas a nós por Einstein.

A gravidade quântica é uma tentativa da física teórica em explicar a gravidade e o comportamento dos campos gravitacionais em escala quântica. Em outras palavras, a gravidade quântica é uma possível “teoria de tudo” sonhada por Einstein, mas que nunca foi consolidada pelo famoso físico. Quando você aplica a gravidade quântica a um buraco negro, algumas coisas muito interessantes acontecem, como o desaparecimento da singularidade.

Em vez de uma singularidade, a gravidade quântica substitui o centro de um buraco negro com o melhor elemento da ficção científica - um portal para outro universo. Quantas vezes já vimos nosso herói (ou vilão) cair em um buraco negro e ser transportado para um outro universo? Esse modelo ajuda os físicos a resolverem o paradoxo das informações em um buraco negro.


De acordo com a relatividade, as forças de maré do buraco negro vão alongar a matéria em um processo carinhosamente chamado ‘espaguetificação’ - e tudo isso acontece antes da matéria atravessar o horizonte de eventos. Depois que ela passa por esse ponto de não retorno, ela vai continuar a cair para a singularidade (o ponto no centro do buraco negro onde a gravidade é infinitamente forte e toda matéria é esmagada em um ponto infinitamente denso). O que acontece a seguir? Nós não temos nenhuma idéia. A relatividade geral simplesmente para de funcionar e se rompe quando se tenta descrever a singularidade.

Singularidades não são a única coisa que tem problemas com a relatividade. A coroação de Einstein também se decompõe ao descrever o Big Bang. Em 2006, uma equipe de físicos utilizou a gravidade quântica em uma tentativa de explicar o Big Bang e os seus resultados foram muito interessantes. Mais uma vez, a singularidade comumente pensada para existir no início do universo desapareceu e foi substituída por algo que a equipe descreveu como uma “ponte quântica” que revelou um universo mais velho que existia antes do nosso.

A relatividade é uma teoria fascinante que não é nada menos do que notável, mas talvez ela esteja jogando com um baralho incompleto quando se trata de buracos negros e suas singularidades internas. Talvez uma teoria abrangente de tudo possa revelar portais escondidos dentro de uma das criações mais temíveis da natureza - os buracos negros. [From Quarks to Quasars]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!