Páginas

02/12/2013

Cientistas Estudam Mistério do Aquecimento de Estrelas de Nêutrons

Uma pesquisa feita por uma equipe de cientistas liderada por um físico da Universidade de Michigan traz uma nova luz sobre as propriedades das estrelas de nêutrons - super-densas que se formam quando uma estrela explode e colapsa sobre si.

Em um artigo publicado na revista Nature, Hendrik Schatz e seus colegas descrevem um processo recém-descoberto que acontece dentro da crosta da estrela, localizada logo abaixo da superfície. Até agora, os cientistas pensavam que as reações nucleares no interior da crosta contribuíam para o aquecimento da superfície da estrela. [Estrelas de nêutrons: uma concepção cataclísmica]

Nós pensávamos que essas reações eram fortes o suficiente para aquecer a crosta”, disse Schatz, professor de física e astronomia da Michigan State University, EUA. “Mas esse não é o caso.

O que a equipe de cientistas descobriu é que na crosta da estrela há uma camada onde as reações nucleares causam um resfriamento rápido de neutrinos. Neutrinos são partículas muito elementares que são criadas através de decaimento radioativo e passam muito rapidamente através da matéria. [Tudo o que você precisa saber sobre os neutrinos]

Essas camadas de refrigeração são muito rasas sob a superfície”, disse Schatz. “Se um calor vindo de regiões mais profundas da estrela surge, ele atinge uma dessas camadas e nunca chega à superfície.”

Schatz disse que esta descoberta produz mais perguntas do que respostas.

Isso muda completamente a nossa forma de pensar sobre a questão da superfície quente das estrelas de nêutrons”, disse ele. “É um grande quebra-cabeça agora.

Agora, mais pesquisas são necessárias para que os cientistas possam descobrir o que está causando o aquecimento da superfície da estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!