Páginas

16/03/2014

Deverá a Mulher Viajar Para o Espaço?

O poder também deve ser dividido com as mulheres em todo os sentidos, isto é algo que não deve ser contestado e limilitado a elas - direito iguais. As mulheres não devem ser privadas de nada, ou dos benefícios que estão disponíveis aos homem.

Veja o artigo abaixo, divulgado no site voz da Rússia:

Dezessete anos depois, a Rússia volta a enviar uma mulher para o Espaço. Por enquanto, a cosmonauta Elena Serova prepara-se para o voo na tripulação de reserva.

Astronautas Elena Serova. Foto: AFP
Em setembro, ela poderá partir para a órbita como engenheira de bordo da nave Soyuz. Na história da astronáutica russa, Serova será a quarta conquistadora do Espaço.

Valentina Tereshkova foi a primeira mulher do mundo a voar para o Espaço em 1963. Svetlana Savitskaya realizou dois curtos voos só vinte anos depois. Durante um dos voos, ela foi a primeira mulher a sair da nave para o Espaço. Depois de Svetlana Savitskaya, só Elena Kondakova voou rumo às estrelas. Esta bateu o recorde de tempo de voo.


Depois dessas experiências, tornou-se claro que, embora as mulheres possam ser astronautas, elas se dão mal com enormes sobrecargas físicas no Espaço aberto, necessárias no ponto mais alto do desenvolvimento das estações espaciais. Mas, agora, uma russa prepara-se novamente para ser enviada para o Espaço, declara Igor Marinin, redator-chefe da revista Novosti Kosmonavtiki (Notícias da Astronáutica):

Muitos anos depois, a nossa Elena Serova conseguiu entrar na equipe de astronautas. Hoje, ela faz parte da tripulação de substituição. Se tudo correr bem, ela partirá para o Espaço dentro de ano e meio. Embora o seu voo seja de meio ano, estou convencido que ela não irá realizar trabalho pesado fora da nave.

O mais provável é que surjam problemas de caráter psicológico, mas eles são superáveis, continua Igor Marinin:

Quando num coletivo masculino se encontra uma mulher, há muitos aspectos positivos, mas também alguns negativos, nomeadamente psicológicos. As mulheres reagem ao que se passa mais com base em emoções do que em fatos e raciocínios. A presença de mulheres estimula uns, irrita outros, quando, no lugar de cuecas, é preciso quase que vestir fraque.


A explosão de novos mundos deve decorrer de forma harmoniosa e isso é impossível sem mulheres, embora, ao mesmo tempo, as mulheres se possam tornar também a causa do conflito, considera Yuri Karash, membro-correspondente da Academia de Cosmonáutica Tsiolkovsky da Rússia:

A mulher não é apenas uma colega, nem simplesmente um membro do coletivo e da tripulação, trata-se de uma mulher que deve ser tratada como tal. Por vezes, isso leva a conflitos no trabalho, isso revela-se durante testes em isolamento. Além disso, para as mulheres poderá ser ainda mais complicado devido à natureza feminina exigir mais tempo, forças e condições para sentir conforto psicológico. O homem levanta-se, veste as calças e a camisa e está pronto. Mas a mulher precisa de maquiagem, para se embelezar. Claro que a isso se presta muito menos atenção durante o voo espacial, mas não se pode mudar a natureza, a mulher continua a ser mulher.”

E os próprios astronautas assinalam que o aparecimento de uma senhora num coletivo masculino espacial é sempre uma festa e um incentivo espiritual.

Elena Serova partirá para o Espaço como engenheira de bordo, juntamente com Alexander Samokutyaev e Barry Wilmore. Embora os cosmonautas façam apenas parte da tripulação de reserva, de substituição, estudaram, fizeram exames na Cidade das Estrelas tal como a tripulação principal.

Acesse, os links refente as mulheres, no espaço:

Primeira astronautas Chinesa faz voo espacial: http://portuguese.ruvr.ru/2012_06_16/primeira-astronauta-chinesa


O papel desconhecido das mulheres na exploração do espaço: http://portuguese.ruvr.ru/2013_06_11/Retaguardas-c-smicas-2157

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!