Páginas

04/03/2014

Paleontologistas Encontram o 1º Fóssil de Dinossauro na Malásia

De acordo com o site natureworldnews.com, o primeiro fóssil de dinossauro da Malásia foi encontrado recentemente por uma equipe de paleontologistas. O dente fossilizado do dinossauro pertenceu a uma criatura da família dos Espinossaurídeos.

Estes répteis eram predadores bípedes que se alimentavam principalmente de peixes. O dente fossilizado foi encontrado no estado de Pahang, entretanto, a localização exata não foi divulgada, temendo que escavadores e colecionadores particulares causassem destruição no local, como aconteceu, por exemplo, na Tailândia, Laos e Mongólia.

Masatoshi Sone, da Universidade da Malásia, afirma que a sua equipe, que contou com paleontologistas das Universidades Waseda e Kumamoto, do Japão, estavam procurando fósseis de dinossauros na Malásia desde 2012. Ren Hirayama, da Universidade Waseda, especialista em paleontologia de répteis, identificou que o dente encontrado, nomeado como UM10575, é característico de um Espinossauro.

Acredita-se que o dinossauro tenha vivido no Período Cretáceo (cerca de 145-75 milhões de anos atrás); o dente foi encontrado em rochas sedimentares. Outras escavações estão sendo realizadas, buscando novas espécimes de fósseis no local.

Mas o que são Espinossaurídeos?


Os dinossauros da família dos Espinossaurídeos, conhecidos como Espinossauros, foram uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede, que predava principalmente peixes. Registros indicam que as criaturas viveram principalmente na região que hoje representa o norte da África. Entretanto, fósseis já foram encontrados no norte e nordeste do Brasil, principalmente no Ceará.

Espinossauros adultos mediam cerca de 6,3 metros de altura e 18 metros de comprimento, e pesavam cerca de 16,7 toneladas. A grande característica desta família de dinossauros é uma prolongação espinhal nas vértebras de suas costas, que podiam chegar a até 2 metros. Os primeiros fósseis de Espinossauros foram descobertos pelo paleontólogo alemão Ernst Stromer, no Egito, em 1912. Entretanto, foram destruídos em 1944 em um bombardeio a um museu de Munique, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial. Desde então, apenas ossos isolados foram encontrados.

Acesse, o site com a notícia original:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!