Não é apenas um ou outro, mais uma infinidade deles que órbitam este planeta, pois geram grandes surpresas e mistérios aos astronômos - sem uma idéia concreta para dar uma explicação: as estranhas coinscidência a cerda do surgimento deles.
Leia:
O planeta Saturno é o Senhor dos Anéis no sistema solar, mas poderia também ser chamado o Rei das Luas, de tantas que tem - 62 (perde apenas para Júpiter, que tem 67 satélites confirmados). Isto sem contar as centenas de “mini-luas” ou satélites em formação.
E é mais um destes “mini-satélites” que foi descoberta por acidente em uma imagem da sonda Cassini. Ela se encontra na borda externa do anel “A” e deve ter um tamanho aproximado de um quilômetro.
Este fantástico vídeo de Saturno levou décadas para ser criado: http://hypescience.com/este-fantastico-video-de-saturno-levou-decadas-para-ser-criado
O satélite (luazinha) recebeu o apelido de Peggy, nome da sogra do descobridor (ela completava 80 anos no dia da descoberta), e foi encontrada em uma imagem feita em 15 de abril de 2013 (na verdade, foi visto um grumo de matéria que apontou para a possibilidade de haver uma luazinha em formação ali).
Espera-se que Peggy seja fotografada com um pouco mais de detalhes no fim de 2016, quando está programada uma passada da sonda Cassini pelos anéis.
Foto: o lado negro de Saturno:
Quando foi descoberta, sua posição foi determinada com precisão, e o exame de centenas de outras fotos da Cassini revelou mais imagens de Peggy. Mas com tantas fotos, por que Peggy não foi descoberta antes? Por que ela não é tão fácil de ser notada; conforme o ângulo, ela quase desaparece.
Segundo os cientistas da NASA, pode ser que Peggy seja um objeto que está repetindo o mesmo processo de nascimento de outras luas geladas de Saturno, que seria a agregação gravitacional de material gelado do próprio anel. Aliás, nem só as luas, mas os planetas do sistema solar podem ter se formado por um processo de acresção semelhante.
Novas e belíssimas fotos de Saturno:
Só que Peggy provavelmente não deve crescer muito mais e até mesmo pode ser que se despedace. Na verdade, a imagem que temos até mesmo pode ser do processo de desmantelamento de Peggy, e não de sua origem, mas a aposta é que a mini-lua está no processo de iniciar sua migração para fora do anel.
Para mais informações, acesse os links abaixo em inglês:
- http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2014-112
- http://www.latimes.com/sciencenow/la-sci-sn-peggy-new-moon-in-saturn-rings.story
- http://www.slate.com/saturn_cassini_may_have_photographed_the_birth_of_a_moon.html
Fonte: http://hypescience.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!