Nós temos o costume de observar a Lua passando em frente ao Sol, ou a sombra da Terra cobrindo nosso satélite. Agora, temos um belo evento com a ISS visto nos céus, se o tempo ajudar será melhor! Peguem o telescópio e registrem em vídeo.
Leia:
Leia:
No próximo dia 5, um evento bastante interessante poderá ser visto de uma pequena região do Brasil. Trata-se de uma conjunção celeste muito estreita que fará a Estação Espacial raspar ou até mesmo encobrir o planeta Marte.
Clique no link (ou se preferir logo abaixo): www.youtube.com
Passagens da Estação Espacial sobre as cidades são bastante comuns, mas conjunções extremas ou ocultações provocadas pela sua passagem não são tão triviais, além de serem bastante difíceis de serem calculadas.
No dia 5 de maio de 2014, segunda-feira, ocorrerá um evento desse tipo que poderá ser observado da cidade de São Paulo e também de cidades vizinhas. Exatamente às 18h47, o complexo espacial cruzará o céu da metrópole no sentido noroeste-sudeste e deverá passar praticamente sobre a posição celeste onde se encontra o planeta Marte.
Os primeiros cálculos indicam que do ponto de vista da capital paulista a separação angular entre os dois objetos deverá ser menor que 80 segundos de arco, uma distância visual tão pequena que quase não dá pra ser percebida.
A medida em que a Estação espacial perde altura naturalmente, novos cálculos feitos no dia da passagem deverão indicar uma separação ainda menor, com possibilidade de ocultação do disco marciano visível da capital.
Devido ao efeito da paralaxe, esse fenômeno só poderá ser observado dentro de uma pequena faixa ao redor da cidade de São Paulo e quanto mais ao leste estiver o observador, mais chances terá de presenciar o evento em sua totalidade. As cidade litorâneas estarão bastante favorecidas e poderão presenciar a olho nu a ocultação de Marte pelo complexo orbital.
Outras cidades
Como explicado, fenômeno só poderá ser observado nas cidades ao redor de SP, mas poderá ser visto sem a dramaticidade da ocultação também em outras localidades. No RJ, a ISS será vista cruzando a cidade passando acima de Marte, enquanto em Curitiba a estação passará abaixo do planeta. Para saber se a estação estará visível em sua cidade você poderá usar nosso site Satview, escolhendo a opção "Previsão 5 dias", depois de ajustar sua localidade. Para acessar o Satview, clique aqui.
Ao vivo
Apolo11 deverá transmitir ao vivo o evento a partir da capital paulista a partir das 18h15 de segunda-feira. No momento da máxima aproximação a ISS estará a 617 km do observatório e 424 km de altitude, acima do Atlântico na altura do litoral de Cabo Frio, no Rio de Janeiro.
Para a transmissão será utilizado um pequeno telescópio de angulo largo de 400mm, que permitirá mostrar a chegada, aproximação e afastamento da ISS em relação a Marte, que estará a 40 graus de elevação sobre o quadrante leste, onde nasce o Sol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!