Apartir desta noite de terça-feira começa as chuva de meteoros. Os astronômos profissionais, tanto quanto os amadores estarão de prontidão e “olhos abertos” com seus telescópios fixos nos céus do brasil. Para registrar este fenômeno celeste.
A atmosfera terrestre é constantemente invadida por por pequenos objetos espaciais e meteoros.
Estes fragmentos que iluminam o céu dão origem às chuvas de meteoros que constantemente vemos pelo mundo.
A partir de outubro, o Brasil terá o privilegio de ser o palco desses fenômenos.
Fique atento, porque todas já tem nome e data certa para acontecer.
A primeira delas será a Orinídeas, umas das mais belas chuvas de meteoros do ano, começa nesta terça-feira, dia 15. Ela não é intensa - sua a taxa é de 20 meteoros por hora -, mas o espetáculo contará com o brilho de um belo cenário, proporcionado pelas constelações de Touro, Gêmeos e Órion, além do planeta Júpiter e da estrela Sirius.
Esta chuva de meteoros será visível tanto no hemisfério sul quando no norte, mas será preciso madrugar para observar as Orinídeas. As chamadas “estrelas cadentes” serão visíveis a partir da meia-noite até o amanhecer, e este espetáculo poderá ser visto no céu até o dia dia 29 deste mês. O pico está previsto para duas ou três noites, entre os dias 21 e 23 de outubro. O fenômeno das Orinídeas ocorre quando a Terra passa pela poeira cósmica e detritos liberados pelo cometa Halley.
Os meteoros serão irradiados a partir do ponto localizado dentro da constelação de Órion (visível no Hemisfério Sul). Para garantir o sucesso de sua observação, é importante olhar para o céu em um local escuro, fora das luzes das cidades. Mire para o nordeste (NE) a leste (L), perto da constelação de Órion - onde estão as três Marias. Infelizmente, na época do pico desta chuva de meteoros, a Lua estará cheia e o seu brilho poderá ofuscar a observação.
Clique para ler o artigo original:
Amigo sei que a luz atrapalha,mais na noite do dia 19 agora ,eu e meu filho estava sentado na frente d casa por volta das 21:30,com bastante luz dos poste e ao leste vindo do sul, entro algo no leste tao grande que seu rastro de fumaca foi grande e seu clarao d fogo foi imenso entao penso ser algo mto grande e naum um simples grao d poeira, cara foi impressionante, ae fui comentar com meu filho d 5 aninho nem preciso ele me falo ,que foi aquilo pai que passo assim bem rápido, ate me arrepio d comenta aki por que foi dmais e so sai na calcada d nvo por que queimo mimha tv , mais fiquei ate feliz por ter queimado pois c tivesse assistindo naum teria visto. Adoro fica no.escuro com meu telescópio de 240mm vejo mtas coisas legais, vlw ,saude e paz.
ResponderExcluir