Este é Marte visto em detalhes incríveis de missões espaciais. Em vídeo recém-lançado, criado por imagens costuradas que foram captadas pela sonda veterana Mars, fornecendo uma visão ricamente detalhada e tridimensional do planeta vermelho.
A
Sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia tem orbitado o planeta vermelho cerca de 12.000 vezes, capturando imagens de vales de Marte, Cânions e fluxos de lava que forneceram vistas sem precedentes do terreno do planeta. Pesquisadores reuniram as imagens individuais em um vídeo; que mostra
um vídeo de arregalar os olhos de Marte em 3D.
“Pela primeira vez, podemos ver Marte espacialmente - em três dimensões,” Ralf Jaumann, gerente de projeto da missão Mars Express no Centro Aeroespacial Alemão, disse em um comunicado.
A Mars Express cobriu uma área de 37.000 mil milhas quadradas (97.000 mil km quadrados) de
superfície de Marte (de 56 milhões de km quadrados ou 145.000 mil km quadrados), em alta resolução. Pesquisadores de todo o mundo combinaram os dados da Mars Express com outras missões da NASA no planeta vermelho, para entender melhor o mundo externo.
“Isso permitiu a criação do conjunto de dados mais abrangente que já foi adquirido por um instrumento alemão projetado para estudar o nosso Sistema Solar”, disse Jaumann.
Nove detectores sensíveis à luz, a bordo da Mars Express que varrem a superfície do planeta, a captura de imagens em sequência a partir de nove diferentes ângulos. Esses dados são então transformados em imagens tridimensionais por pesquisadores planetário do Centro Aeroespacial Alemão.
“Nós podemos ver toda a topografia quase tão bem quanto se estivéssemos nós mesmos em Marte”, disse Jaumann.
|
A primeira imagem da superfície de Marte tirada pela câmera estéreo a bordo de sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia. Crédito: DLR |
Os pesquisadores podem usar esses mapas topográficos para estudar o
vulcanismo em Marte, incluindo alguns dos vulcões do planeta na região de Tharsis que ainda estavam ativos apenas alguns milhões de anos atrás.
A Mars Express foi lançada em direção ao planeta vermelho há 10 anos, em 02 de Junho de 2003. A sonda chegou a Marte depois de seis meses e meio, e manteve sua órbita Marciana desde então. A missão, que foi originalmente planejado para durar cerca de dois anos (ou um ano Marciano), agora é esperar para continuar a operar até o final de 2014.
Assista:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!