Perito do Instituto de Criminalística do Paraná afirma que as imagens são legítimas
A impressionante regularidade e simetria do Agroglifo sudoeste pode ser conferida nesta foto. Crédito: Revista UFO. |
Um dos mais novos pesquisadores a se voltar para a investigação dos agroglifos de Santa Catarina é o professor universitário, policial e perito criminal do Instituto de Criminalística do Paraná Antonio Inajar Kurowski. Também consultor especial da Revista UFO Toni, como é chamado entre seus colegas, participou de inúmeras investigações nos últimos tempos, como os casos Três Pontas, Queimados e do Boeing 757 da Air China, apresentando seus pareceres altamente técnicos após uma detalhada e científica análise de cada caso.
Toni esteve ao lado de A. J. Gevaerd, editor da Revista UFO, investigando os novos agroglifos de Ipuaçu nos dias 02 e 03 de novembro de 2013, e elaborou um relatório técnico e altamente detalhado a respeito das formações, que apresentaremos a seguir.
Relatório de investigação de sinais em área de agricultura, ou agroglifos
Na data de 02 de novembro de 2013, aproximadamente às 08h00, fomos solicitados pelo editor da Revista UFO, A. J. Gevaerd, para procedermos a um exame em um local de ocorrência de sinais em área agrícola, chamados agroglifos, no município de Ipuaçu, região oeste do estado de Santa Catarina. Tendo comparecido ao local e realizado os necessários exames, apresentamos o relatório a seguir.
Histórico dos fatos
No sábado pela manhã, no dia e horário anteriormente mencionados, recebemos um telefonema do editor da Revista UFO informando sobre a ocorrência recente de sinais em área de agricultura, doravante nominados neste laudo como agroglifo. Nesta ocasião nos foi feito o convite para participarmos da investigação do fenômeno, o que aceitamos prontamente. Dirigimo-nos para a cidade de Ipuaçu e, lá chegando, constatamos a veracidade das informações, notando a formação de dois agroglifos distantes aproximada-mente 2,6 km entre si em linha reta (distância medida no Google Earth), sendo um localizado a aproximadamente 1 km a oeste do ponto central da cidade, e o outro localizado a aproximadamente a 3,1 km a sudoeste do ponto central da cidade.
Caracterização do local
Ipuaçu é um município pequeno localizado a 580 km de Florianópolis (Latitude: 26° 37' 5” S e Longitu-de: 52° 27' 1” O), com altitude de 720 m, em uma área de 261.39 km² e economia predominantemente agrícola, com plantações de soja, milho e trigo. Possui aproximadamente 6.901 habitantes (IBGE, 2010), dos quais quase metade é indígena da etnia Caingangue. Segundo a prefeitura local, Ipuaçu (nome do rio que corta a cidade de Norte a Sul.), em tupi-guarani, quer dizer “lajeado grande”.
A localização dosagroglifos em relação a cidade de Ipuaçu. Crédito: Google Earth |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!