27/02/2014

Registrada a Mais Potente Explosão de Raios Gama em Vinte Anos

Em recente notícia no site voz da Rússia, de acordo ela foi detectada uma emissão de raios gamas - os cientistas do “Instituto Físicotécnico Ioffe da Academia de Ciências da Rússia”, não sabem explicar ao certo sua origem - seguida de tal intensidade.

O aparelho russo Konus, que equipe a sonda norte-americana Wind, observou uma explosão de raios gama de intensidade excepcional.

Foto: ru.wikipedia.org
A sua fonte ainda não foi descoberta, depois dessa explosão de raios gama ter sido registrada os cientistas tentam descobrir a mesma fonte noutros diapasões do espectro. Esse evento representa um recorde pelo seu pico de luminosidade e pela energia fotônica de toda a história das observações do aparelho Konus, ou seja, desde há quase 20 anos.

No dia 19 de fevereiro de 2014 o aparelho russo Konus, instalado na sonda norte-americana Wind, registrou uma explosão de raios gama que foi uma das mais intensas que se conhece. O pico do seu fluxo (ou seja, a maior quantidade de fótons emitidos por unidade de tempo) e o pico de energia dos fótons superaram os mesmos parâmetros das explosões observadas até hoje pelo Konus. O impulso principal demorou 2,5 segundos, a fase de pico foi de 1,6 milissegundos. Depois disso se seguiu uma emissão de intensidade bastante mais baixa. No total o evento durou cerca de meio minuto. Na circular da Rede de Coordenadas de Explosões de Raios Gama (Gamma-ray Coordinates Network ou GCN) ele recebeu a sigla GRB 140219A.

Os investigadores do Instituto Físicotécnico Ioffe da Academia de Ciências da Rússia, onde o aparelho Konus foi desenvolvido, tentam com a ajuda dos seus colegas russos e estrangeiros detetar o objeto que foi a fonte dessa explosão tão potente nos espectros visível e de raios-X. Na sua generalidade, a natureza das explosões de raios gama, que são explosões muito potentes e breves de raios gama, distribuídos uniformemente por todo o céu, continua a ser pouco compreendida. A sua fonte podem ser colisões entre estrelas de nêutrons, ou entre estrelas normais, mas massivas, que terminam sua vida como supernovas.

Também existem teorias mais exóticas, mas neste caso é interessante verificar que a GRB 140219A foi simultaneamente curta (se nos referirmos ao evento principal) e bastante longa (se acrescentarmos a radiação de menor intensidade). Se considera que as explosões curtas são o resultado de colisões entre estrelas de nêutrons e as longas - das explosões de supernovas. Para descobrir esse mistério seria muito desejável observar o mesmo objeto também nos outros diapasões do espectro eletromagnético, incluindo o visível.

Se essas buscas tiverem sucesso, os conhecimentos sobre as explosões de raios gama serão enriquecidos. Mas esse acontecimento é também notável por essa explosão recorde ter sido registrada por um aparelho russo que trabalha no espaço há já quase vinte anos. A própria linha de aparelhos Konus surgiu com as sondas soviéticas Venera. Os primeiros Konus foram desenvolvidos pouco depois da descoberta das explosões de raios gama (início dos anos de 1970) sob direção de Evgueni Mazets no Instituto Ioffe. Eles equipavam as sondas automáticas desde a Venera-11 à Venera-14 nos anos de 1978-1983, e os seus resultados serviram de base às representações atuais das explosões de raios gama.

O aparelho Konus da sonda Wind foi lançado em novembro de 1994. Nos últimos quase vinte anos ele registrou mais de 3 mil eventos, não apenas explosões de raios gama, mas também outros. A órbita da sonda Wind, que pesquisa o vento solar, resultou ser muito útil também para o estudo das explosões de raios gama: os detetores Konus e Wind varrem regularmente toda a esfera celeste. Ele faz parte da rede interplanetária de registro de explosões de raios gama que é composta por aparelhos de deteção instalados em diferentes sondas. Apesar de as missões principais dos seus “hospedeiros” não ter a ver, regra geral, com as explosões de raios gama, o importante é que esses fenômenos podem ser observados a partir de diferentes setores do Sistema Solar, daí resultando uma localização mais precisa desses eventos.

Infelizmente, no início de junho de 2013 ocorreu o falecimento de Evgueni Mazets, o criador dos Konus. Mas a linha desses aparelhos continua. Os detetores Konus também funcionaram na sonda Koronas-Foton (2009) e nos dois satélites Kosmos-2326 e Kosmos-2367 (1995-2001). Atualmente o Instituto Ioffe está desenvolvendo novos instrumentos que se planeja instalar no observatório espacial Spektr-UF e em pequenas sondas que estão sendo desenvolvidas pela NPO Lavochkin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...