A rocha Esperance, mais clara no topo da imagem, contém indícios de que Marte pôde suportar vida no passado. crédito: Nasa |
O achado complementa as informações do primo mais jovem do Opportunity, o Curiosity, que em março passado comprovou a presença de elementos essenciais à vida como a conhecemos em Marte, tais como enxofre, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono. De acordo com Steve Squyres da Cornell University, principal investigador do Opportunity:
"A água que se moveu por fraturas ao longo da história dessa rocha propiciou condições mais favoráveis para vida alienígena que qualquer outra formação que o rover já investigou".
Outro cientista, Scott McLennan da Universidade de Nova York, complementa:
"O que é tão especial sobre Esperance é que a água foi suficiente não somente para reagir e formar minerais de argila, mas também para limpar íons produzidos por essas reações. O Opportunity pôde claramente ver essas alterações".
A rocha Esperance, comparada a outras investigadas, tem maiores quantidades de alumínio e sílica, e menores de cálcio e ferro.
No princípio da missão o Opportunity encontrou vários ambientes anteriormente mergulhados em água, mas com sinais de serem por demais ácidos para suportarem vida. O rover viajou até a Cratera Endeavour por quase dois anos após a sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), detectar sinais da existência ali de minerais de argila com pH relativamente neutro, um ambiente habitável como agora está sendo comprovado.
O Opportunity deve encerrar a exploração de Cape York até a próxima semana, para então se dirigir a Solander Point, também na borda de Endeavour. Se conseguir chegar, terá então batido o recorde absoluto de distância percorrida em outro mundo, ainda com o rover soviético Lunokhod 2, que viajou 37 km na Lua em 1973. O Opportunity até o momento percorreu 35,76 km em nove anos em Marte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!