03/04/2014

Encontrado Um Oceano Escondido Em Enceladus Que Pode Abrigar Vida

Em artigo divulgado no site io9.com, onde especula sobre a existência de água debaixo das camadas de gelo deste satélite Saturnino. Junto com outros orbes; é um dos principais alvos em potencial que possa sustentar o surgimento de vida biológica.

As promissoras missões espaciais terá um papel fundamental no futuro: Que é varrer os diversos pontos do Sistema Solar na procura de água - que sustente uma possível colonização de outros mundos. E assim possibilitar o desenvolvimento de “futuras habitações” com o avanço da Ciência e da Tecnologia. Se caso alguma coisa possa dar errado (do jeito que anda vai!), com este planeta (quem dúvida?) devido as ações de muitos seres Humanos hoje. Por que não?

Leia abaixo, do artigo divulgado no site (http://io9.com):

Ele está girando e se mostrando que os confins do Sistema Solar podem ser mais hospitaleiras à vida do que jamais imaginamos. Medições de gravidade feitas pela Cassini confirmaram que Enceladus, um pequeno Satélite orbitando Saturno, abriga um oceano subsuperficial em suas latitudes do Sul. Os astrônomos estão agora dizendo que é potencialmente habitável.

A idéia de que Encélado pode hospedar um oceano subsuperficial não é nada novo. Em 2005, a sonda Cassini da NASA sorriu de volta com imagens que mostram o que parecia ser nuvens de vapor de água expelindo de fraturas, chamadas de “listras de tigre”, perto do Pólo Sul do Satélite gelado (à semelhança do que foi recentemente detectada na Europa, outro Satélite gelado com um oceano subsuperficial).

Por si só, estas plumas não provaram que existiu água líquida sob o gelo. É concebível, por exemplo, que as forças exercidas pelas placas tectônicas maciças pela gravidades de Saturno foi criando uma fricção ao longo das placas de gelo, resultando em fendas e o abandono de água no estado líquido.


Mas agora, depois de uma análise de medições de gravidade feitas pela Cassini entre 2010-2012, os Astrônomos confirmaram que um grande reservatório de água líquida existe debaixo da superfície gelada de Enceladus. E tão importante, que já confirmaram que o pequeno Satélite é um corpo celeste diferenciado; é composto de duas camadas - uma camada de gelo externo e um núcleo rochoso interno composto por Silicatos. Empolgante, esta camada de rocha de silicato, em conjunto com a água em estado líquido, significa que Enceladus apresenta um ambiente potencialmente habitável - um que poderia ser ainda mais hospitaleiro para a vida do que Europa.

Uma anomalia de gravidade negativa

Os dados geofísicos fornecidos pela Cassini revelaram uma coisa bastante estranha sobre Enceladus. A região Sul do Satélite contaram com uma anomalia de gravidade negativa. Estas anomalias existem quando há menos massa em uma determinada região que o que seria esperado em um corpo esférico de outra maneira uniforme. Enceladus tem uma depressão em sua superfície no Pólo Sul, de modo que os cientistas estavam à espera de encontrar esta anomalia de massa negativa. Mas o que eles não esperavam era encontrar um tão grande; que era consideravelmente maior do que o que seria de prever pela depressão sozinha.


O que isto sugere para os astrônomos, uma equipe composta por Luciano Iess da Universidade Sapienza de Roma e David Stevenson, professor de Ciências Planetárias da Caltech, é que uma massa densa deve existir sob a superfície para compensar. E porque a água é mais densa do que o gelo, a única explicação razoável é que a água líquida reside por debaixo.

O reservatório do Sul

Ao contrário de Europa e seu oceano subsuperficial global, Enceladus tem um oceano nas regiões do Sul. Estende-se desde o Pólo Sul em todas as direções para cerca de 50 graus Sul - cerca da metade do caminho para o Equador. Este Mar é mais profundo perto do Pólo Sul. Os Astrônomos não descartam a possibilidade de algo maior, mas os dados atuais não apoiam isso.

Enceladus, que tem apenas 310 milhas (500 km) de diâmetro, possui um grande reservatório de água de cerca de 18 a 25 milhas (30 a 40 km) abaixo da superfície gelada. Esta camada de líquido é de cerca de 5 a 6 milhas (8 a 10 km) de profundidade. O volume total de água é semelhante à do Lago Superior de - o maior dos Grandes Lagos.


Que Encélado pode hospedar água líquida, vem como um pouco de uma surpresa. A temperatura da superfície do Satélite é de -180 º C (-292 º F). Falando em uma conferência de imprensa ontem, Stevenson conjecturou que forças gravitacionais intensas de Saturno são provavelmente responsáveis ​​por criar a energia necessária. Alternativamente, poderia haver algum tipo de fonte de energia interna. O pequeno tamanho de Enceladus pode ser responsável para o seu oceano parcial (Europa é muito maior - aproximadamente do tamanho de nossa Lua).

Os cientistas não estão inteiramente certo porque o oceano está localizado no Sul, mas é provável que a flexão e aquecimento do gelo é pronunciado nas regiões polares - um processo que se alimenta de volta sobre si mesmo criando quantidades crescentes de lubrificação.

Quanto às penas, eles provavelmente são causados ​​por forças de maré que são flexão e aquecem o gelo. Uma espécie de sistema de encanamento que provávelmente conecta o Oceano através das rachaduras na superfície.

A importância de silicatos para a Vida

Como se observa, Encélado possui um núcleo rochoso constituído por silicatos e com uma densidade de cerca de 2,4 gramas por centímetro cúbico. Isso é emocionante para os Astrobiólogos porque silicato fornece muitos materiais essenciais para a vida, tais como fósforo e enxofre. E, de fato, os cientistas já detectaram evidências de sais e moléculas orgânicas nas plumas e perto das Listras de Tigre. Porque a água está em contacto com silicatos, na presença de energia, as reações químicas são possíveis. Tomados em conjunto, isto significa que Enceladus é - nas palavras dos pesquisadores - “um lugar atraente para olhar para a vida.

Tema relacionado:


Curiosamente, os Astrônomos não sabem se Europa hospeda moléculas orgânicas ou silicatos (água gelada em contato com a água líquida se comportam muito diferente). Mas faz de Enceladus. Isso significa que Enceladus pode realmente ser um candidato melhor para a vida do que Europa.

De fato, é um dos principais aceito desta pesquisa é que os ambientes potencialmente habitáveis ​​estão surgindo em lugares completamente inesperados. Com o tempo, o Sistema Solar exterior pode render uma infinidade de ambientes favoráveis ​​à vida. Dado que Titã, Calisto e Ganimedes também podem hospedar Oceanos subterrâneos (ainda não confirmado), um certo tipo de “Zona Habitável de gigantes gasosos exteriores” pode ​​realmente existir - embora o potencial para essas regiões remotas fomentam o desenvolvimento de vida inteligente é desconhecida e provavelmente a uma probabilidade extremamente baixa.

Próximos Passos

Olhando para o futuro, os Astrônomos gostariam de obter uma melhor compreensão da estrutura do interior do Satélite. Eles gostariam de saber a localização exata, tamanho e forma do reservatório que abastece os jatos. Medindo as anomalias da gravidade continuará a informar esta pesquisa.

Quanto as futuras missões, as medições espectrográficas das plumas poderiam render mais insights sobre a composição molecular da água.

Leia todo o estudo da ciência:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...