28/04/2014

Seria o Espaço-Tempo: Um Líquido Escorregadio?

De acordo com o artigo no site phys.org, abordando uma questão um tanto enigmática a cerca do universo que nos rodeia. A respeito se seria o espaço-tempo líquido? Como um Superfluido muito escorregadio, é isso que o espaço-tempo pode ser?

Na física, espaço-tempo é o sistema de coordenadas utilizado como base para o estudo da relatividade especial e relatividade geral. O tempo e o espaço tridimensional são concebidos, em conjunto, como uma única variedade de quatro dimensões a que se dá o nome de espaço-tempo - wikipedia.

E se o espaço-tempo for um líquido? Em artigo divulgado no Hypescience:

A Teoria Geral da Relatividade de Einstein é incompatível com a mecânica quântica, o conjunto de leis bizarras que governa o comportamento de partículas minúsculas (como fótons e elétrons) que compõem o universo. Muitos cientistas já tentaram unir esses grandes conceitos da física, sem sucesso.

Agora, físicos teóricos que trabalham com gravidade quântica abordam uma questão que poderia conciliar a gravidade e a mecânica quântica: e se o espaço-tempo for uma espécie de fluido?

E se?

A mecânica quântica é capaz de explicar de forma eficaz três das quatro forças fundamentais do universo (eletromagnetismo, interação fraca e interação forte). Mas não explica a gravidade, que atualmente só é compreendida pela relatividade geral, uma teoria desenvolvida no campo da física clássica.

Alguns modelos preveem que o espaço-tempo na escala de Planck (10-33 centímetros) já não é contínuo (como sugere a física clássica), mas discreto na natureza, assim como os sólidos ou líquidos com os quais entramos em contato todo dia, que podem ser vistos (por serem compostos de átomos e moléculas), quando observados com uma resolução suficiente. Uma estrutura deste tipo implica, geralmente, energias muito altas e violações da teoria da relatividade de Einstein.


Neste enquadramento teórico, tem sido sugerido que o espaço-tempo deve ser tratado como um fluido. Neste sentido, a relatividade geral seria análoga à hidrodinâmica de fluidos, que descreve o comportamento de líquidos em um nível macroscópico, mas não nos diz nada sobre os átomos e moléculas que os compõem.

Stefano Liberati, professor na Escola Internacional de Estudos Avançados (SISSA, na sigla em italiano), em Trieste (Itália), e Luca Maccione, cientista da Universidade Ludwig-Maximilian em Munique (Alemanha), criaram formas inovadoras de utilizar a física de partículas elementares e a astrofísica de alta energia para descrever os efeitos que devem ser observados se o espaço-tempo for um fluido. Liberati e Maccione também propuseram os primeiros testes observacionais desses fenômenos. O artigo foi publicado na revista Physical Review Letters.

Nenhum dos muitos modelos propostos até agora tinha sido passível de investigação empírica. A ideia de Liberati e Maccione fornece novos instrumentos para avaliar o valor de possíveis cenários para a gravidade quântica.

A diferença
Crédito: Jason Ralston/Flickr

Identificar um modelo plausível de gravidade quântica (isto é, uma descrição da gravidade dentro de uma estrutura física quântica) é um dos grandes desafios da física hoje.


No passado, os modelos que consideraram o espaço-tempo como um fluido assumiram e estudaram efeitos que implicam mudanças na propagação de fótons, que viajam em velocidades diferentes dependendo da sua energia. Mas há mais coisas acontecendo.

Se seguirmos a analogia com fluidos, não faz sentido esperar apenas estes tipos de alterações”, explica Liberati. “Se o espaço-tempo for um tipo de fluido, então também precisamos levar em conta a sua viscosidade e outros efeitos dissipativos, que nunca tinham sido considerados em detalhe”.

Liberati e Maccione catalogaram esses efeitos e demonstraram que a viscosidade tende a dissipar rapidamente fótons e outras partículas ao longo de seu caminho. “Se o espaço-tempo é um fluido, em seguida, de acordo com os nossos cálculos, deve ser necessariamente um superfluido. Isso significa que sua viscosidade é extremamente baixa, próxima de zero”, diz Liberati.

A dupla também previu outros efeitos dissipativos mais fracos, que pode ser capaz de provar com futuras observações astrofísicas. Caso isto aconteça, teríamos uma pista forte para apoiar os modelos emergentes de espaço-tempo.

Com a tecnologia astrofísica moderna, chegou o momento de trazer a gravidade quântica de um ponto de vista meramente especulativo para um mais fenomenológico”, conclui Liberati.

Aqui segue o artigo original no link abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...