07/07/2013

Cultura de Paracas

A cultura Paracas foi uma importante civilização pré-colombiana do antigo Peru, o período chamado First Horizon, foram desenvolvidos na Península de Paracas, na província de Pisco, Ica Region. Desenvolvido entre 700 anos aC até 200 anos d.C.

Essa cultura é a cultura Chavin contemporânea que se desenvolveu no norte do Peru. Mais informações sobre os Paracas vem de escavações arqueológicas em Paracas (necrópole) pelo arqueólogo peruano Julio C. Tello e Toribio Mejia Xesspe discípulo em 1920.

Esta civilização teria praticado a cultura têxtil do (algodão e lã), além de cerâmica. Eles também praticavam deformação craniana com uma finalidade estética e ritual, eram bons cirurgiões que realizaram trepanação fins médicos cranianos. Após o ano 200, a civilização Paracas funde-se com a dos Nazca.

Localização Geográfica da cultura Paracas

Localização: A cultura Paracas é uma civilização localizada ao longo da costa centro-sul do Peru. O centro cultural está localizado no morro do Cerro Colorado, perto da Península de Paracas. Esta península está localizada entre o vale de Pisco e Ica.

A cultura Paracas foi dividida em dois períodos


1- Paracas Caverns:

(700 a.C - 200 a.C): O período mais antigo e está ligada à influência Chavin, especialmente em cerâmica. Este período era o centro principal ou capital de Tahajuana - a pedra, nas margens de Ica. De acordo com as conclusões de múmias encontradas em Cerro Colorado, o arqueólogo Julio C. Tello diz:

Que as tumbas de Paracas deste período foram escavadas no subsolo nas rochas com uma garrafa de champagne gola em forma de taça ou invertida, a uma profundidade de mais de 6 metros de profundidade em que eles colocaram suas múmias.

As múmias estão em perfeitas condições, graças às condições climáticas do deserto de Nazca. Alguns dos corpos mostram práticas de trepanação craniana e deformações.

Os vestígios arqueológicos encontrados em Cerro Colorado incluem múmias masculinas e femininas de diferentes idades. Os corpos foram colocados em posição fetal. As múmias foram embrulhados com tecidos comuns e complexas, eles descobriram que os tecidos coloridos foram decorados com figuras de animais, peixes, cobras e figuras geométricas.

Organização Político - Social:

- A cultura Paracas teve uma forma de governo teocrático, influenciado pela cultura Chavin.
- A classe dominante e privilegiada era a nobreza sacerdotal e guerreira, enquanto que a aldeia foi o setor de produção e explorados na sociedade.

Economia -. Economia Paracas durante este período dependia basicamente da agricultura intensiva e pesca (dada a sua proximidade com o mar, eram pescadores qualificados a bordo dos seus cavalos de palhetas) avanços agrícolas desenvolvidas incluem a construção de aquedutos nos desertos, o que lhes deu a capacidade de produção de fontes de água artificiais e a utilização de estrume enquanto fertilizante.

Cultura da cerâmica em caverna de Paracas

A cerâmica policromada foi decorado com um complexo composto de várias cores, como vermelho e amarelo, preto e branco, associado com representações religiosas. A cerâmica era tão acabada com dois picos e ligados por uma alça da ponte, este post cerâmica queima foram pintadas (daí, as cores não são mantidos por um longo tempo)

Cavernas de têxtilaria de Paracas nos tecidos período foram caracterizados por tipo geométrica e rígida, que dominou a técnica de fio duplo. Nos têxteis a partir deste período são influenciadas pela cultura Chavin, desde reprentação de seres antropormorfos (como humanos), felínicos.

Medicina de Paracas:
  • Trepanação Craniana
Os Paracas trepanação craniana praticada a forma médica para tratar os feridos na cabeça ou para outros fins religiosos. Formação de tecido cicatricial indica que muitos dos pacientes que sobreviveram às operações, isto demonstra o conhecimento prévio de medicamento no antigo Peru, como demonstrado, a cirurgia continua a ser no cérebro (trepanação craniana) para a sobrevivência de pacientes, embora, naturalmente, é possível dizer que os resultados eram físicas de tais operações. Nos túmulos foram encontrados um número significativo de crânios com trepanação e coberto com placas de ouro no buraco. O cirurgião foi chamado Sir Kah Paracas e utilizado instrumento como facas de obsidiana e bisturis.

As teorias mais comuns destas práticas são fraturas do crânio nas batalhas do tempo, ou que poderia ter sido usado como um modo para aliviar as dores de cabeça constantes. A operação foi realizada sob anestesia (coca provavelmente usado ayahuasca, alucinógenos, álcool, ou mesmo hipnose) e continuou com a substituição do osso por uma placa de ouro, fechar a ferida aberta e aplicação de ligaduras.

2 - Necrópolis de Paracas:

(200 aC - 200 d.C) - Neste período, o principal desenvolvimento dos assentamentos estava entre o rio Pisco, o desfiladeiro de Topara (centro principal) e da península Paracas.. O descobridor da tumba do período Necrópole de Paracas é Toribio Mejia Xesspes.

O enterro consistia de uma multidão de grandes câmaras funerárias subterrâneas, com muita capacidade. Acredita-se que cada câmara grande seria de propriedade de uma família específica ou do clã, que enterrou seus antepassados ​​ao longo de muitas gerações. Cada múmia foi preso com cabo de permanecer no lugar, e, em seguida, envolto em muitas camadas de tecidos finos.

Organização Política-Econômica

Ele se tornou um estado militar  Neste período, a nobreza guerreira fortalecer seu poder à custa dos padres "especialistas" que são secundárias na sociedade Paracas.  A economia necrópole Paracas baseou-se na base da Agricultura e Pescas  Sua economia é baseada na agricultura e pesca, a atividade agrícola é a gestão inteligente de água (aquedutos) sobre desertos, que progrediu através dos canais de irrigação artificial eo uso de um guano fertilizante.

Cerâmica na Necrópole de Paracas

Sua cerâmica não chegaram a um desenvolvimento notável. Mantido formas estéticas período Caverns, mas sua pintura foi colocada antes de cozinhar (precozimento) e virou monocromático, eram decorações animais e especialmente de peixes, plantas e pessoas.

Têxteis na Necrópole de Paracas

Sua arte têxtil é considerada a melhor de todas as culturas pré-colombianas. Eles usaram lã de vicunha e algodão; suas textilaria eram feitas com desenhos harmoniosos e multi-coloridos de animais utilizados, desenhos antropomorfos e geométricos.

Uma das principais razões pelas quais a cultura Paracas é conhecido em todo o mundo é a qualidade de seus produtos têxteis, especialmente aqueles pertencentes ao período da necrópole deParacas, que datam do ano (500 a.C) e é uma bela obra de arte excepcional beleza desta cultura.

É importante ressaltar que esses tecidos são consistentemente associada com círculos de poder de Paracas. Governantes importantes possuía um grande número de belas textilería durante sua vida e foram enterrados com elas. Por isso, pode ser considerado como um símbolo da riqueza e ostentamento desses tecidos. Em alguns ritos religiosos, têxteis foram oferecidos como presentes.


O povo da península  de Paracas no sul do Peru são conhecidos pela produção de Belloa e artísticos têxtil que influenciaram as culturas posteriores, como a cultura Inca no século XV. O clima seco da costa peruana tem preservado um grande número desses tecidos.

Antes de trabalhar em designers têxteis e tecelões necessários de outros profissionais como especialistas em pecuária de uma multa tintureiros lã trabalhar com um número ilimitado de plantas e insetos para remover suas cores e obter uma vida longa. spinners altamente qualificados produzir fios têxteis.

Características:
  • Seu Mantos funeral foram feitos de lã, de Alpaca e Vicunha.
  • As cores eram policromada
  • Eles usaram o ouro
  • Eles usaram figuras antropomórficas e zoomórficas
  • De acordo com o Dr. Victoria de la Jara sua escrita foi expressa em tokapu
  • As pessoas de Paracas adoraram ao Deus oculado (chamado de "kon").
Deformações Cranianas


A cultura Paracas também é bem conhecido para o seu método de alterar a forma do crânio (deformações cranianas) para distinguir a classe social, mas também teníaun propósito religioso. Os crânios encontrados na Necrópole de Paracas muitos exemplos dessa prática (e um crânio esticado inclinado).

Os métodos utilizados pelos Paracas para alterar a forma do crânio, foi alongamento com mesas e bandas de couro para denotar estatuto social. Muitos dos crânios encontrados na Necrópole de Paracas. Na cultura Paracas especialmente no período da Necrópolis de Paracas é Deformmação Craniana comum.

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