02/07/2013

Kerberos e Styx: União Astronômica Batiza as Novas Luas de Plutão

Já foram escolhidos os nomes para os dois novos satélites do "planetóide plutão" que receberam seus nomes definitivos. As duas pequenas luas foram batizadas de Kerberos e Styx, feito de acordo com a IAU (União Astronômica Internacional).

Plutão e seu sistema de satélites (luas) Ao todo são cinco:
Caronte, Hydra, Nyx, Kerberos e Styx
É esta entidade que regula a astronomia mundial. Pois a escolha para os dois nomes dos satélites que tinha sido descobertos em plutão, foram feita com a ajuda do público - assim receberam seu nomes de batimos que como sempre é inspirado nas mitologias antigas.“

A União Astronômica Internacional, IAU, finalmente deu nome às últimas luas descobertas em torno do planeta anão Plutão. A escolha dos nomes recebeu a ajuda do público que escolheu os nomes Kerberos e Styx, retirados do submundo da mitologia grega.

Chamadas inicialmente de P4 e P5, as novas luas foram descobertas em 2011 e 2012 durante observações feitas pelo telescópio espacial Hubble, aumentando para cinco o número de objetos a orbitar o planeta anão.

Kerberos se localiza entre as orbitas de Nix e Hidra, as duas maiores luas de Plutão, descobertas em 2005 também pelo telescópio Hubble. Styx orbita entre Caronte e Nix. Os dois satélites são bastante pequenos. Enquanto Kerberos tem um diâmetro estimado entre 13 e 34 quilômetros, Styx mede entre 10 e 25 quilômetros, além de ter um formato bastante irregular.

Nomes Mitológicos: Após a descoberta, o líder da equipe de pesquisas, Mark Showalter, decidiu propor uma votação pública para sugerir os nomes para os dois objetos.

Para serem consistentes com os nomes dos outros satélites de Plutão, os novos nomes tinham de ser escolhidos na mitologia clássica, em especial com referência ao submundo - o reino onde as almas dos falecidos vivem após a morte. Ao final do concurso foram aprovados os nomes de Vulcano, Cerberos e Styx.

O nome Vulcano já havia sido usado para um hipotético planeta entre Mercúrio e o Sol e embora este planeta nunca tenha sido encontrado, seu nome permanece associado a qualquer asteroide existente dentro da órbita de Mercúrio, portanto o nome não poderia ser aceito.

No final da votação ficou decidido que Cerberos e Styx seriam os nomes, mas por decisão do Grupo para Nomenclatura de Sistemas Planetários, da IAU, Cerberus foi renomeado para Kerberos (como usado pelos gregos) para evitar possível confusão entre a lua plutoniana e o asteroide 1865 Cerberus.

Na mitologia, Cerberus era um monstruoso cão de múltiplas cabeças que guardava a entrada do Hades, o reino subterrâneo dos mortos. Ali, as almas só podiam entrar e caso algum mortal por lá se aventurasse era imediatamente despedaçado por Cerberos.

Styx era o nome da deusa que governava sobre o infernal rio subterrâneo do Hades, o Styx, por onde as almas eram transportadas.

Arte: Mosaico feito com base em imagens obtidas com o telescópio espacial Hubble mostra Plutão e suas cinco luas. Crédito: NASA/Hubble, - APOLO11.com - Todos os direitos reservados...

Fonte: http://www..apolo11.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...