01/07/2013

MOST - Space Telescope Still At Work “Com um Olhar Mais Atento em Exoplaneta 70 anos-luz da Terra“

Notícia sobre o telescópio espacial MOST (Microvariability and Oscillations of STars), que pesa apenas 54 kg e é alimentado por painéis solares. Agora que celebra o seu 10º aniversário no espaço, com novos detalhes sobre uma distante super-Terra.

MOST (Microvariability and Oscillations of STars)
...E uma nova convocação para os astrônomos amadores para apresentar metas para o satélite.

"Ao longo dos anos temos sempre meia brincando dizendo que a maioria poderia ficar para o meu próprio telescópio espacial", diz MAIS cientista da missão e UBC astrofísico Jaymie Matthews.

"Esta é uma oportunidade para um astrônomo poltrona para ensinar ao mundo sobre novos mundos ao redor de outros sóis, e para comemorar aniversários do Canadá e é mais."

É difícil imaginar que um telescópio óptico de 15 cm a bordo de um microssatélite do tamanho de uma pequena copiadora poderia fornecer qualquer informação fundamental sobre a natureza do Universo. Mas isso é exatamente o que se espera do projeto MOST (Microvariabilidade e oscilações de estrelas), o primeiro Microsat ciência da Agência Espacial Canadense e a primeira missão astronomia espacial de todo-canadense. Créditos: Departamento de Física e Astronomia da Universidade de British Columbia.

Depois de dez anos em órbita, telescópio espacial MOST - o instrumento veterano - continua a gerar resultados extraordinários.

Desta vez, a maioria entregou dados sobre tamanho e massa de HD 97658b, um exoplaneta 70 anos-luz da Terra.  A descoberta deste exoplaneta particular, não é nova.

HD 97658b foi descoberto em 2011 por uma equipe de astrônomos usando o observatório Keck e uma técnica às vezes chamada de oscilação Doppler. Mas apenas um limite inferior poderia ser definido em massa do planeta, e nada se sabe sobre o seu tamanho.

"Medir o tamanho de um exoplaneta e massa leva a uma determinação de sua densidade, o que permite aos astrônomos dizer algo sobre a sua composição", diz Diana Dragomir, um astrônomo de pós-doutorado com a Universidade da Califórnia em Santa Barbara, que conduziu a pesquisa, enquanto na UBC.

"Medir as propriedades de super-Terras, em particular nos diz se eles são rochosos, principalmente, mini gigantes gasosos ricos em água, ou algo completamente diferente."

Uma super-Terra é um exoplaneta com massa e raio entre os da Terra e Netuno - o termo refere-se a massa do planeta e não implica a temperatura ou ambiente semelhante ao da Terra. O brilho da estrela que orbita HD 97658b permite aos astrônomos estudar a estrela e planeta de maneiras que não são possíveis para a maioria dos sistemas de exoplanetas em torno de estrelas mais fracas.

Como o planeta e em torno de 55 Cancri A e HD 7924 b, HD
97658 b tem um muito quente, órbita apertada dentro de
0,083 UA. Créditos: JPL/ NASA.

O planeta orbita seu sol a cada 9,5 dias, a uma distância de uma dúzia de vezes mais perto do que do nosso Sol, que está muito perto de estar na zona habitável, apelidado de A Zona Goldilocks.

O tamanho relativo da Terra e do Sol junto aos de HD 97658
(a estrela) e HD 97658b (o exoplaneta super-Terra). Crédito:
Jason Eastman e Diana Dragomir.

A densidade média de HD 97658b é de cerca de quatro gramas por centímetro cúbico, um terço da densidade do chumbo, mas mais denso do que a maioria das rochas. Os astrônomos vêem grande importância na medida em que o valor - cerca de 70 por cento da densidade média da Terra - uma vez que a gravidade superficial de HD 97658b poderia segurar uma atmosfera densa.

Mas não é improvável que a vida alienígena respirar os gases.

"Uma imagem vale mais que mil palavras", diz Matthews. "Mas isso prova cem mil fotos da maioria valem um close-up de um sistema de estrelas de mil anos-luz de distância."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...