20/07/2013

Documentário: A Centelha Humana

O documentário ”The Human Spark”, produzido pelo canal norte-americano PBS em 2010 e apresentado pelo ator ”Alan Alda” que viajou por lugares de três continentes, entrevistando cientistas para descobrir, o que nos difere de outras espécies?.

A centelha humana
Sinopse:

Qual a natureza da singularidade humana? Onde é que “A Centelha Humana” surgiu, e quando? E talvez o mais interessante, por quê? Nesta série em três partes, Alan Alda aborda essas questões de forma pessoal, visitando dezenas de cientistas em três continentes e participando diretamente de várias experiências, incluindo o exame detalhado do seu próprio cérebro.

Levando seu bom humor e curiosidade a conversas com pesquisadores, ele busca “A Centelha Humana”, com arqueólogos descobrindo pistas em ossos fossilizados e ferramentas dos nossos ancestrais, primatólogos estudando os nossos parentes vivos mais próximos para descobrir o que temos em comum e o que nos diferencia e com neurocientistas analisando sua mente com as últimas tecnologias de mapeamento cerebral.

A série é formada por três episódios, os quais podem ser conferido pelos nomes ”Tornando-se nós”, ”Tão humano, tão chimpanzé”, ”A importância do cérebro

O link para o site da PBS:
Assista, depois de ler a descrição (ative a legenda para o português):

Episódio 1:
Tornando-se Nós

Nas cavernas e abrigos sob rocha da região francesa de Dordogne, Alan Alda testemunhas as pinturas espetaculares e esculturas que datam de cerca de 30.000 anos, a obra de arte que arqueólogos que se pensava ser o primeiro registro de pessoas com mentes como a nossa. Quando essa arte foi criada, a Europa já tinha sido povoada por centenas de milhares de anos - e milhares de vidas - por seres humanos que chamamos de neandertais. Alan descobre, a partir de visitas aos locais onde os neandertais viveram, que os neandertais eram tenaz e engenhoso.

Mas eles parecem ter vivido e do momento, certamente eles não produziram arte, e empregou a tecnologia de ferramentas de pedra que pouco mudou ao longo de milênios. As pessoas que pintaram as cavernas, nossos antepassados, eram muito diferentes, possuíam o que estamos chamando de a Centelha humano, capaz não só de arte, mas de tecnologia inovadora e comunicação simbólica.

As perguntas que Alan explora: Onde e quando a Centelha Humana primeiro inflamou? Nessas cavernas, como os arqueólogos acreditavam há muito tempo? Ou em um momento muito anterior - e em outro continente?


Episódio 2:
Tão Humano, Tão Chimpanzé

Estamos separados de nossos parentes mais próximos, os chimpanzés, por apenas um ou dois por cento dos nossos genes -, mas também por cerca de 6 milhões de anos seguimos nossos caminhos evolutivos diferentes. Então, quando encontramos os olhos de um chimpanzé somos lembrados estranhamente - e talvez um pouco inquietante - de nós mesmos. Mas também estamos conscientes de que, por trás desses olhos esta uma mente muito diferente da nossa.

Alan Alda prepara-se para explorar essa diferença, e rapidamente descobre que os cientistas que estudam os chimpanzés e outros primatas não-humanos se separaram em visões de mundo opostos. Um acampamento enfatiza a continuidade entre nós - vendo tudo o que acreditamos estar presente exclusivamente em humanos pelo menos uma forma rudimentar em nosso macaco e até mesmo primos macacos.

O outro campo vê uma descontinuidade acentuada em nossas habilidades, admirando os chimpanzés por sua soberba adaptação à seu (desaparecendo rapidamente) ambiente de floresta, mas também a concessão de mentes humanas um estatuto especial que nos permitiu conquistar o planeta (e fazer com que essas florestas desaparecessem).


Episódio 3:
A Importância do Cérebro

No cenário futurista do Laboratório de Neuro Imagem da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, Alan recebe uma varredura altamente detalhada de seu cérebro - o que para um homem nos seus primeiros 70 anos, esta notavelmente em boa forma.

Esta imagem, projetada em uma grande tela curvada para trás, é o ponto de partida para uma pesquisa dentro de seu cérebro - bem como os cérebros dos outros - para os componentes essenciais da centelha humana, uma busca informada pelo o que os dois programas anteriores revelaram sobre os atributos que tornam os seres humanos únicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...