29/07/2013

Venetia Burney: A Menina Que Deu Nome a Plutão

O planeta esta situado na borda do sistema solar, bem próximo da Grande nuven de Oort (de onde saem os cometas que nos visitam de tempos em tempos devido a suas órbitas). Plutão é o planeta que deixou de ser planeta na mente cientista da UAI.

Fonte da imagem: Reprodução/Nat. Geographic
- De acordo com o que seguem e acham melhor estes cientistas da (”União Astronômica Internacional”), mas se é planeta: então é. Os Sumérias já nos deixaram isto escrito e bem claro nas sua ”Tábuas de Argila” para quem quisesse ler e entender tudo, pois viveram com quem tinha base para afirma tal verdade.

Mas esqueçamos as regras, os ponto - o que seja! Vamos adentrar num outro assunto que nos leva a origem da escolha do nome deste pequeno mundo chamado de Plutão: ”o último para quem sai e o primeiro para quem entrar no Sistema Solar” - pela contagem dos Anunnaki que ensinaram aos Sumérios.

Veja a matéria abordando esta questão e a história da garotinha que fez a escolha, assim dando nome a este pequeno mundo que a Nasa tentar explorar nos próximos anos, com sondas que ruma para lá - através de dados obtidos desta missão.

Você sabia que foi uma menina de 11 anos quem deu o nome a Plutão?

Em 1930, a inglesa Venetia Burney sugeriu ao seu avô, que encaminhou para um contato envolvido com a eleição do nome.


Você gostaria de dar um nome para um planeta ou uma estrela? Pois, em 1930, uma menina inglesa de 11 anos despretensiosamente sugeriu o nome do atual planeta-anão Plutão (“Pluto”, em inglês). E a sugestão nada tinha a ver com o cachorrinho de estimação do Mickey, que também surgiu naquela época.

Isso porque, segundo o site Today I Found Out, o Pluto da Disney também foi criado em 1930, mas primeiramente com o nome de “Rover”. Apenas em 1931, no episódio “Moose Hunt” é que o personagem ganhou seu nome definitivo. Portanto, a menina não se baseou nos desenhos e sim em sua admiração pela mitologia grega e romana.

Acesse, para ver a notícia original:


Sugestão no café da manhã

A garotinha que teve a ideia
era: Venetia Burney na época
da sugestão do nome. Fonte
da imagem: Reprodução/
Wikipedia
A garotinha que teve a ideia do nome era Venetia Burney, uma inglesa que vivia em Oxford, na Inglaterra com a sua mãe e seus avós. Ela tinha uma família de estudiosos, sendo que seu pai - que morreu quando ela tinha apenas seis anos - era professor de Interpretação da Sagrada Escritura na Universidade de Oxford e seu tio-avô, Henry Madan, foi um importante mestre em ciências que nomeou duas luas da órbita de Marte: Deimos e Phobos.

O fato é que, no dia 14 de março de 1930, Venetia e sua família estavam reunidas em volta da mesa tomando café da manhã quando o nome foi sugerido, depois do avô da menina, Falconer Madan, comentar sobre a notícia da descoberta de um novo planeta na época (atualmente categorizado como anão).


A notícia publicada no The Times de Londres naquele dia de 1930 divulgou o seguinte:

Professor Harlow Shapley, diretor do Observatório de Harvard, anunciou hoje que o Observatório Lowell em Flag-staff, Arizona, descobriu um nono planeta. O planeta, que ainda não foi nomeado, está além de Netuno. É, provavelmente, maior do que a Terra, mas menor do que Urano.

A descoberta confirma a crença do falecido Dr. Percival Lowell que tal planeta existia e era, na verdade, o resultado de uma busca sistemática de vários anos em prol da crença do Dr. Lowell. Professor Shapley considera a descoberta mais importante desde a que revelou Netuno em 1846.

Planeta escuro

Ainda com menos artifícios para saber exatamente o tamanho dos planetas na época, a notícia acima foi divulgada sem os estudos suficientes para mensurar a dimensão de Plutão. Mas o fato é que o corpo celeste ainda não tinha nome e um debate rolou na mesa do café da manhã de Venetia.

Por gostar muito da mitologia grega e romana, e estar atualizada nos estudos dos planetas e suas distâncias relativas a partir do sol, a menina achou que o nome Plutão (Pluto) fosse ideal. Isso porque ela argumentou que Plutão é o deus do submundo e, geralmente, morava em um lugar que a luz solar não alcançava, fazendo com que este parecesse um nome apropriado para um planeta remoto e escuro.

Nome aceito

Venetia faleceu em 2009 aos 91 anos
Fonte da imagem: Reprodução/
Universe Today
Seu avô, que era um funcionário aposentado na Universidade de Oxford, tinha uns contatos quentes e encaminhou a sugestão da neta para Herbert Hall Turner, professor de astronomia na Universidade de Oxford, que estava participando de uma reunião da Royal Astronomical Society (RAS), em Londres. Já havia um debate sobre como chamariam o novo planeta, mas ninguém envolvido pensou em Plutão.


Turner respondeu Madan, dizendo-lhe que a sugestão de Venetia era excelente. Daí até o convencimento dos outros cientistas foi rápido. Na época, no Observatório Lowell, os principais candidatos eram Minerva, Zeus, Atlas e Perséfone. Quando ouviram Plutão, muitos adoraram, pois não só era apenas a nominação por um ponto de vista mitológico, mas Plutão também começava com PL, que seria em homenagem a Percival Lowell, citado na notícia do The Times (acima).

Então, finalmente, em 01 de maio de 1930, o diretor do Observatório Lowell, Vesto Slipher anunciou que o nome do nono planeta seria Plutão.

Um comentário:

  1. Plutão fica próximo e até adentra o cinturão Kuiper, não a Nuvem de Oort, distante por volta 1 ano-luz do Sol e onde vem os cometas de longo período.

    ResponderExcluir

Por favor: não perturbe, nem bagunce! Apenas desejamos que seja amigo com os demais! Seja paciente, humilde e respeitoso com os outros leitores. Se você for ofendido, comunique-se conosco. Obrigado!

COMPartilhe isso:

Precauções

Preocupações: essas são nossas regras para os leitores:

Não seja rude com os outros: apenas transmita palavras de amizade, agrados e compaixão. Não perca seu tempo criticando o blog, porque não faremos o mesmo com você, seja educado! Não usaremos de métodos ofensivos com a imagem de terceiros. Assim como você também; não criticando ou ofendendo as postagens (matérias), não serão permitidos (aceitos) aqui » Agreções, baixarias, gracinhas, palavrões, piadas, ofensas, infantilidades e xingações de qualquer modo - não toleraremos. Não use das suas crendices, ceticismos ou superstições para desinformar os outros leitores. Queremos que seja claro e objetivo com tudo que comentar no blog...

SE VOCÊ VISITOU NOSSO BLOG: não gostou? Com paciência 'agradecemos' a sua vinda até nós. Nós aceitamos a sua presença independente de comentar ou não; e acima de tudo das suas crenças (religiosas). Porque acima de tudo: nós somos humanos...

Não Queremos Moderar Seus Pensamentos: A responsabilidade de tudo que você comentar é extremamente sua e de mais ninguém neste local. Não iremos contra o modo que se expresse com seus pensamentos aqui. Obrigado de coração!

-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------

SE VOCÊ AINDA NÃO ACESSOU A NOSSA PÁGina INICIAL: nao perca nossos artigos, não fique por fora do que é 'notícia de responsabilidade' não vista nos meios de comunicações legais. Pense bem! Visite para mais informações » Clique.

Não perca nossos diversos assuntos, tratando de temas que falam a respeito e (sobre) os Anunnaki, OVNIs, UFOs, Extraterrestres e Zecharia Sitchin entre outros. Não se engane fácil com as mentiras e; com os erros que foram impostos e bem direcionados nas histórias contadas erroneamente para nós!

Tenha uma mente aberta: apenas seja apto e rápido, obtenha bons conhecimentos; pesquisando, estudando e desvendando os enigmas do desconhecido, conhecimentos que são desconhecidos para nós. Porque durante 'Eras e Eras' foram negados e estão escondidos ao longo do tempo para o mundo. Mantenha-se... e continue com a mente livre. É discernindo (que aprenderá a dividir o certo do errado) para ficar por dentro de tudo que é interessante para todos (hoje, amanhã e sempre - para sempre).
-----------------------------------------------------------------TANTETTAUS-----------------------------------------------------------------
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...